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5 FORMAS DE LIDAR COM OS SENTIMENTOS NEGATIVOS

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Estar sentindo anseios negativos, como medo, ansiedade, pânico ou tristeza profunda, principalmente nessa época de isolamento social, tem sido algo que vem acontecendo com muita gente e é por isso que eu trago aqui para você algumas formas de minimizar essas sensações e angústias que podem estar permeando seus dias.

Sensações negativas nem sempre devem ser vistas como um vilão, afinal, são estas que nos proporcionam aprendizados, crescimento e desenvolvimento pessoal. É, através destes, que a nossa mente vai comunicar ao nosso corpo um alerta de que algo não está tão bem.

As dicas que trago aqui demandam que sejam inseridas no seu dia a dia, a fim de se tornar um hábito para que você comece a sentir um resultado benéfico para o seu bem-estar emocional.

  • MANTENHA UMA ROTINA DIÁRIA

Organizar uma rotina nem sempre parece ser uma tarefa fácil, porém é algo necessário quando o assunto é organizar o nosso mundo interior, afinal, tudo que está bagunçado do lado de fora, acaba refletindo do lado de dentro. Então busque organizar, nem que seja diariamente, sua rotina, suas tarefas, afazeres, lazer, higiene e hobby. Não se esqueça de reservar um momento destinado para o seu autocuidado.

  • CULTIVE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Quando falo em cultivar uma boa alimentação, não estou falando necessariamente em uma dieta alimentar (deixo isso com minhas colegas nutricionistas), mas sim, de ingerir alimentos que fazem bem para o seu corpo. Geralmente, com nossas próprias experiências, começamos a entender os alimentos que nos fazem bem ou mal e são estes que você deve organizar para a sua rotina alimentar. É importante estar na sua rotina diária à ingestão de pelo menos as três refeições principais.

  • PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Calma! Não estou falando de ir a uma academia. Estou falando de movimentar seu corpo, tirar ele da inércia, ajudá-lo a se flexibilizar, se movimentar, se fortalecer ou se alongar. Existem várias atividades físicas que você pode estar fazendo em casa com seu próprio corpo, além de danças, alongamento e atividades de condicionamento físico. Além de você estar ajudando sua saúde mental a sua saúde física também agradece. Para fazer isso de forma simples, prática e em casa, você pode, pular corda, subir e descer as escadas do prédio, colocar uma playlist e dançar sem coreografia, entre outros. Apenas se exercite.

  • FOQUE NO PRESENTE

Uma das coisas mais difíceis de controlar que tenho escutado é o medo do futuro e da incerteza que ele provoca em nós. Então, sempre que você se pegar com os pensamentos a mil e principalmente perdido no vazio do futuro, traga seus pensamento para presente. Foque no que você tem agora, nas pessoas que estão por perto, nas suas oportunidades, na sua saúde e em tudo que for essencial para você. Você deve lembra que nós não temos controle do futuro em nenhuma situação, seja ela de pandemia ou não e ficar tentando adivinhar o que pode acontecer só vai aumentar a sua angústia.

  • PRATIQUE MEDIATAÇÃO OU YOGA (ou os dois!)

A prática de exercícios de meditação e respiração te proporciona uma série de benefícios, principalmente na redução do estresse e ansiedade e no aumento do autoconhecimento. Estamos tão acostumados a viver de forma automática que deixamos de perceber a comunicação do nosso corpo e, essas práticas estarão te ajudando a focar mais em si e vivenciar suas emoções com uma maior atenção plena.

 

Essas dicas poderão te ajudar a minimizar os sentimentos negativos que o isolamento social (ou outros fatores) está provocando em você, mas lembre-se, se mesmo assim você não consegue se sentir bem é necessário um acompanhamento de um profissional de saúde mental. Não espere tudo isso passar para dar a atenção que você merece, cuide-se agora!

 

 

Texto por Thialy G Muniz Ayres, Psicóloga clínica (CRP 02/21522).

Redes sociais: @omundopsi

Site: http://www.omundopsi.site.com.br

 

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