Risco de rompimento num reservatório da transposição leva MI a evacuar a Vila de Negreiros em Salgueiro

Um vazamento no dique da Barragem de Negreiros, que faz parte do Eixo Norte do canal da transposição do Rio São Francisco, foi detectado desde a semana passada. Na manhã de ontem (quinta-feira) (16), moradores perceberam que o vazamento teria aumentado. A notícia se espalhou e deixou os moradores das imediações em alerta total, por conta disso o Ministério da Integração Nacional, solicitou apoio de equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para providenciar a evacuação dos moradores da Vila Negreiros que fica perto da Barragem.
Um possível rompimento da estrutura da Barragem colocaria em risco os moradores da comunidade, daí a preocupação do Ministério da Integração Nacional. Os moradores da Vila de Negreiros foram levados para hotéis da cidade de Salgueiro, iniciativa do MI para garantir a segurança de 35 famílias da comunidade. Em Nota enviada pelo Ministério da Integração Nacional, o órgão esclarece sobre os fatos e das providencias que estão sendo adotadas.
Todo o trabalho que está sendo realizado por equipes do Ministério da Integração Nacional, vem sendo acompanhado de perto pelo Vereador da cidade de Salgueiro, Bruno Marreca. O mesmo foi o primeiro a alertar do vazamento da semana passada, ao tempo que vem atuando em defesa dos moradores da região.
Confira a Nota:
O Ministério da Integração Nacional vem a público informar que:
- Na tarde desta quinta-feira (16), equipamentos que monitoram o dique de Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, indicaram a necessidade de uma ação preventiva no local, em Salgueiro (PE).
- Diante do cenário, visando assegurar a proteção de comunidades na região, equipes do Ministério, em conjunto com a Defesa Civil estadual de Pernambuco, estão orientando e removendo as 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique.
- Os moradores estão sendo levados para pousadas no município até que sejam feitas todas as avaliações. Está em análise o período necessário para conclusão dos procedimentos preventivos.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional
Por Didi Galvão