Prefeitura de São Bento do Una é Acusada de Descartar Lixo em Área Irregular no Parque de Exposições

Denúncia de vereador revela que caminhões contratados pela gestão municipal estão utilizando o local para despejo inadequado de resíduos, desrespeitando legislação ambiental e provocando danos ao meio ambiente e à saúde pública.

 Prefeitura de São Bento do Una é Acusada de Descartar Lixo em Área Irregular no Parque de Exposições Denúncia de vereador revela que caminhões contratados pela gestão municipal estão utilizando o local para despejo inadequado de resíduos, desrespeitando legislação ambiental e provocando danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Foto: Divulgação

No início deste mês, o vereador da Câmara Municipal de São Bento do Una, Sidcley Pimentel (PSB) denunciou nas redes sociais que caminhões de empresas contratadas pela Prefeitura persistem em jogar dejetos e restos de construção em um lixão irregular, na altura do Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. ”Isso é um descaso da gestão municipal de São Bento que descarta o lixo em um lugar impróprio prejudicando o meio ambiente e fazendo mal uso do dinheiro público. Essa foi denunciado junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou o vereador na publicação.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura do município firmou um contrato de R$ 1.4 milhões com uma empresa de aluguel de caminhões basculantes, mas o descarte não está sendo feito no aterro sanitário de Belo Jardim, onde o município tem contrato para envio de caminhões com lixo. Esse descarte irregular provoca dano ao meio ambiente e à saúde da população, o que se configura infração à legislação ambiental, notadamente a Lei Federal nº 12.305/2010.

No ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) emitiu uma cautelar determinando que a Prefeitura parasse de jogar dejetos em lixões irregulares, sob pena de multa. Durante a elaboração do relatório de fiscalização que deu origem a medida, os carros da Prefeitura jogaram dejetos na frente do carro do TCE, fato este que foi registrado pelo próprio drone do órgão.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *