Prefeitura de São Bento do Una é Acusada de Descartar Lixo em Área Irregular no Parque de Exposições Denúncia de vereador revela que caminhões contratados pela gestão municipal estão utilizando o local para despejo inadequado de resíduos, desrespeitando legislação ambiental e provocando danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Denúncia de vereador revela que caminhões contratados pela gestão municipal estão utilizando o local para despejo inadequado de resíduos, desrespeitando legislação ambiental e provocando danos ao meio ambiente e à saúde pública.
No início deste mês, o vereador da Câmara Municipal de São Bento do Una, Sidcley Pimentel (PSB) denunciou nas redes sociais que caminhões de empresas contratadas pela Prefeitura persistem em jogar dejetos e restos de construção em um lixão irregular, na altura do Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. ”Isso é um descaso da gestão municipal de São Bento que descarta o lixo em um lugar impróprio prejudicando o meio ambiente e fazendo mal uso do dinheiro público. Essa foi denunciado junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou o vereador na publicação.
Em novembro do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura do município firmou um contrato de R$ 1.4 milhões com uma empresa de aluguel de caminhões basculantes, mas o descarte não está sendo feito no aterro sanitário de Belo Jardim, onde o município tem contrato para envio de caminhões com lixo. Esse descarte irregular provoca dano ao meio ambiente e à saúde da população, o que se configura infração à legislação ambiental, notadamente a Lei Federal nº 12.305/2010.
No ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) emitiu uma cautelar determinando que a Prefeitura parasse de jogar dejetos em lixões irregulares, sob pena de multa. Durante a elaboração do relatório de fiscalização que deu origem a medida, os carros da Prefeitura jogaram dejetos na frente do carro do TCE, fato este que foi registrado pelo próprio drone do órgão.