Águas Belas celebra 10 anos do Encontro Fulni-ô de Cultura com programação gratuita e shows indígenas Único festival indígena autêntico do Nordeste, evento reúne recreação, videoarte, rodas de diálogo e apresentações culturais nos dias 25 e 26 de abril.
Único festival indígena autêntico do Nordeste, evento reúne recreação, videoarte, rodas de diálogo e apresentações culturais nos dias 25 e 26 de abril.

Foto: Marcos Moraes/ Centro Cultural Farol da Vila
Nos próximos dias 25 e 26 de abril (sexta e sábado), a cidade de Águas Belas, distante 313 quilômetros do Recife, recebe mais uma vez o Encontro Fulni-ô de Cultura. Selecionado e incentivado através do PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc) de Pernambuco, a iniciativa tem como objetivo a preservação, salvaguarda, manutenção, valorização e visibilidade da cultura indígena Fulni-ô.
O Encontro Fulni-ô de Cultura é o único e autêntico festival indígena do Nordeste brasileiro. E já faz parte do calendário de Águas Belas. Na sua 10ª edição, serão realizadas atividades de recreação e roda de diálogo, com abordagem sobre a trajetória da celebração. Este primeiro momento acontece na Escola Indígena Marechal Rondon, localizada na Aldeia Fulni-ô. Também tem programação no centro da cidade, em frente à Prefeitura. Espaço reservado para apresentações culturais, videoarte, stand-up e shows musicais.
O evento é tido como projeto de vanguarda da cultura Fulni-ô e integra as comemorações dos povos indígenas brasileiros no mês de abril. Projeto idealizado pelo Mestre Índio Matinho e o Centro Cultural Farol da Vila, com o Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, sob a produção executiva de Marcos Moraes. A iniciativa tem o incentivo da Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, PNAB, Ministério da Cultura, Governo de Federal, em parceria com FUNAI (Posto Local), e Prefeitura Municipal de Águas Belas.
Na sexta-feira (25), a programação começa às 9h, com as atividades de recreação, na Escola Indígena Marechal Rondon. As atividades serão ministradas pelo anfitrião e arte-educador, o Mestre Índio Matinho, para os alunos (crianças e jovens) da unidade estadual de ensino. Em seguida, às 15h, tem a Roda de Diálogo, mediada pelo pesquisador e produtor cultural Marcos Moraes com participação de representantes indígenas e da rede municipal de ensino: professores, pesquisadores, alunos, produção, e público em geral que queira participar.
Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, o público pode participar de atividades de videoarte, com o Cineclube Fulni-ô exibindo o documentário ‘’9º Encontro Fulni-ô de Cultura – Música’’, e apresentações e shows culturais, com Toré de Búzios, Cafurna Txatxilea, Ciranda Praieira Pernambucana, Andrezinho e Aguinaldo, e Mestres do Coco Pernambucano. Tudo isso de graça na Praça de Nossa Senhora, no Centro de Águas Belas (que fica em frente à prefeitura).
No sábado (26), no mesmo local, o evento acontece às 20h com a apresentação do Stand-up ‘’Comédia de Zé Tabacão’’, e shows culturais da Banda de Pífano Fulni-Ô, Bonde Fulni-ô, Grupo Indígena Fetxha e Forrozão da Terra.
SERVIÇO:
Encontro de Cultura Fulni-ô – Comemorações dos 10 Anos
Quando? 25 e 26/04
Programação:
Sexta-feira (25)
09h – Pátio da Escola Indígena Marechal Rondon Atividade de Recreação, com o Mestre Índio Matinho
15h – Escola Marechal Rondon. Roda de Diálogo, com mediação de Marcos Moraes
20h – Praça de Nossa Senhora (na frente da Prefeitura de Águas Belas)
Videoarte com Cineclube Fulni-ô exibindo o filme ‘’9º Encontro Fulni-Ô de Cultura’’. Shows com: Toré de Búzios, Cafurna Txatxilea, Ciranda Praieira Pernambucana, Andrezinho e Aguinaldo, e Mestres do Coco Pernambucano.
Sábado (26)
20h – Praça de Nossa Senhora (na frente da Prefeitura de Águas Belas). Apresentação do Stand-up ‘’Comédia de Zé Tabacão’’, e shows com: Bonde Fulni-ô, Banda de Pífano Fulni-ô, Bonde Fulni-ô, Grupo Indígena Fetxha, Forrozão da Terra.