Arcoverde sedia Encontro de Capacitação em Editais e Projetos Culturais com apoio da Secult-PE Evento gratuito acontece em 22 de maio e fortalece o acesso de artistas e agentes culturais locais às políticas públicas de cultura.
Evento gratuito acontece em 22 de maio e fortalece o acesso de artistas e agentes culturais locais às políticas públicas de cultura.

Foto: Divulgação
A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Prefeitura de Arcoverde realizam, no dia 22 de maio, o Encontro de Capacitação em Editais e Projetos Culturais, ação que tem como objetivo fortalecer o acesso a políticas públicas de cultura e ampliar o conhecimento sobre editais, projetos e indicadores culturais. As inscrições são gratuitas.
O encontro será um momento de escuta, troca e formação para fazedores e fazedoras de cultura da cidade que é o ‘Portal do Sertão’, de onde surgiram importantes grupos e artistas da cultura pernambucana. A programação inclui palestras da secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, sobre editais estaduais e nacionais, e de representantes do Mapa Cultural de Pernambuco, do Observatório de Indicadores Culturais – ObIC, do Cultura Viva e da Gerência de Territorialidade e Equipamentos Culturais – GTEC. Antes do evento aberto ao público, gestores estaduais e municipais se encontram, no dia 21, para um seminário interno.
“Pensamos esse encontro com muito carinho, em parceria com a Secult e com a força da Secretária Executiva Yasmim Neves, justamente para isso: orientar, apoiar, caminhar junto com os artistas e trabalhadores da cultura de Arcoverde. É um momento de troca, aprendizado e fortalecimento”, afirma Pedro Brandão, secretário de Cultura de Arcoverde. “A gente acredita que ensinar também é um gesto de cuidado, e garantir que nossos fazedores e fazedoras de cultura tenham autonomia para acessar os editais e oportunidades é parte do nosso compromisso com uma cultura viva, forte e cada vez mais democrática. Deixando, assim, Arcoverde mais forte novamente”, conclui.
Para a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, “Estar em Arcoverde para o Encontro de Formação em Editais e Projetos Culturais é reafirmar nosso compromisso com uma política cultural acessível, democrática e afetiva. A cultura se faz com participação social, e esse momento de escuta e troca com os fazedores e fazedoras de cultura do Sertão é essencial para construirmos políticas públicas mais justas e efetivas. Arcoverde, com sua força criativa e diversidade cultural, é um território estratégico para esse diálogo”.
A programação será aberta às 8h e será encerrada por uma apresentação cultural convidada às 11h30 do dia 22 de maio. As inscrições para fazedores e fazedoras de cultura de Arcoverde são gratuitas, e devem ser feitas pela internet, acessando o formulário digital neste link: (https://forms.gle/KWpgjJoic2mYU7zG7)
