Desabamento no Pilar deixa mortos e expõe drama de moradores no Recife

Comunidade relata choque após tragédia com duas mortes e dois feridos; moradores cobram ações estruturais e apontam falhas em políticas habitacionais

Casarão desabou na comunidade do Pilar – TV Jornal

Informações do JC

Moradores da comunidade do Pilar, no Recife, lidam na manhã desta terça-feira (7) com o impacto do desabamento que deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas na noite de ontem. A TV Jornal está presente no local e conversa com representante da Defesa Civil e transeuntes.

Comunidade sofre com a tragédia

Uma residente do Pilar, Vera Lúcia, conta do desespero na noite anterior. “Começou a ventania por volta das 7 horas da noite, e o vento fazia muito barulho”. Foi então que ela ouviu um som muito alto, de algo caindo. Quando saiu de casa, viu a situação do desabamento.

Vera conhece todas as vítimas da tragédia, incluindo as que estão internadas no Hospital da Restauração, e está muito abalada desde o acontecido: “Fiquei doente, fiquei doida. Até agora estou em choque”, conta.

Representando a comunidade, uma moradora explica que o plano urbanístico do local é de responsabilidade da Prefeitura do Recife. Ela relata que já houveram diversas empreitadas de retirada de moradores e de indenizações, mas o financiamento é pouco para concretizar os projetos.

Vítimas se recusaram a sair do local

Acompanhando o trabalho no local, o secretário executivo da Defesa Civil do Recife, Cassio Sinomar, explica que o casarão que desabou já tinha um grau de risco elevado. Nas imediações, 17 residências já passam pelo processo de remoção dos moradores.

Todavia, alguns deles resistem a deixarem o local. Cassio afirma, ainda, que o casal que morreu no desabamento, Simone Maria de Oliveira, de 56 anos, e Fabiano Lourenço de Araújo, de 45 anos, haviam entrado com processo contra o pedido de retirada do local.

Um dos feridos já recebe o auxílio-moradia, também de acordo com a Defesa Civil. O casarão era ocupado por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O secretario acrescenta, por fim, que há 7 pessoas acolhidas no abrigo aberto na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, recebendo suporte da poder municipal.

Desabamento na comunidade do Pilar

O desabamento ocorreu em um imóvel residencial ocupado de forma irregular na Rua do Ocidente, em meio às fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Samu atuaram durante a noite para resgatar as vítimas e isolar a área, enquanto a Prefeitura do Recife disponibilizou abrigo e assistência social aos moradores afetados.

Segundo a gestão municipal, a área continua interditada e o imóvel permanece sob análise técnica para prevenir novos riscos. Além das vítimas fatais, as outras duas seguem internadas no Hospital da Restauração, com quadro de saúde estável.

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *