Porto Musical divulga programação completa da edição que celebra 20 anos no Bairro do Recife

Convenção Internacional acontece de 3 a 6 de setembro com conferências gratuitas, showcases, oficinas e debates reunindo Alceu Valença, Juçara Marçal, Paula Lima, Sophia Chablau e profissionais da música do Brasil e do exterior para discutir os rumos da indústria musical

 Porto Musical divulga programação completa da edição que celebra 20 anos no Bairro do Recife Convenção Internacional acontece de 3 a 6 de setembro com conferências gratuitas, showcases, oficinas e debates reunindo Alceu Valença, Juçara Marçal, Paula Lima, Sophia Chablau e profissionais da música do Brasil e do exterior para discutir os rumos da indústria musical

O Porto Musical divulgou a programação completa da edição que celebra os 20 anos de uma das principais plataformas de conexão, formação e internacionalização da música brasileira. Entre os dias 3 e 6 de setembro, o evento ocupará o Paço do Frevo, a Rua do Observatório, a Praça do Arsenal e o Cinema São Luiz, reunindo artistas, produtores, empresários, gestores culturais, selos, representantes de festivais e profissionais do mercado musical do Brasil e do exterior.

Ao longo de quatro dias, a convenção promoverá conferências, oficinas, showcases, debates e atividades formativas sobre os principais temas que movimentam a indústria da música na atualidade, como Inteligência Artificial, gestão de carreiras, políticas públicas, festivais, circulação internacional, distribuição digital, composição, direção musical e o papel dos selos na construção de artistas.

Uma das novidades desta edição será o acesso gratuito às conferências, oficinas e atividades formativas realizadas no Paço do Frevo. O público poderá participar mediante retirada prévia de ingressos, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o Porto Musical como espaço de formação e desenvolvimento para artistas e profissionais do setor.

“Chegar aos 20 anos mostra a força do Porto Musical como um espaço de transformação da música independente brasileira. Esta edição celebra essa trajetória reunindo artistas, gestores, produtores, festivais e profissionais que estão nos bastidores construindo carreiras, criando conexões e movimentando a música no Brasil e no mundo. Pensamos uma programação diversa, que reúne formação, debates, negócios e showcases para fortalecer ainda mais esse ambiente”, afirma Melina Hickson, diretora do Porto Musical e da Fina Produção.

Entre os destaques estão a conferência “80 Girassóis de Alceu Valença”, com participação do cantor e compositor pernambucano; os debates sobre Inteligência Artificial com Paula Lima, Felipe Vassão e Barro; a participação de Juçara Marçal, Joyce Allane, Sophia Chablau,  Vítor Araújo, Maurício Pereira e Juliano Holanda; além de representantes de festivais do Canadá, Estados Unidos, Japão e Uruguai.

A programação também reúne profissionais responsáveis pela gestão de importantes carreiras da música brasileira, como Priscila Melo, que atua com Liniker e Anelis Assumpção; André Maia, responsável por Jotapê e Avuá; Lohana Schalken, que acompanha a carreira de Russo Passapusso; e Bruno Cupim, que trabalha com Arnaldo Antunes e Vítor Araújo.

Pela primeira vez, o Porto Musical contará com a Golarrolê na coprodução da convenção, ao lado da Fina Produção, fortalecendo ainda mais a ocupação cultural do Bairro do Recife e aproximando as atividades de formação da programação artística.

Mercado internacional e novos desafios da música

A programação internacional reunirá representantes de alguns dos principais festivais e instituições de música do mundo. O painel promovido pelo Music From Brasil, BM&A e ApexBrasil contará com Mercedes Cajax, do Sunfest (Canadá); Priscila Santana, do Central Park SummerStage (Estados Unidos); Miharu Matsuhashi, do FRUE Festival (Japão); e Leandro Quiroga Ferreres, do Festival Medio y Medio (Uruguai), discutindo como a música brasileira vem sendo percebida no mercado internacional e quais caminhos podem ampliar sua circulação pelo mundo.

Outro destaque será o debate sobre Inteligência Artificial no fazer musical, reunindo a cantora Paula Lima, o produtor musical vencedor de alguns Grammys, Felipe Vassão e o cantor e produtor, Barro, para discutir os impactos das novas tecnologias na criação artística e no mercado.

A programação também aborda temas estratégicos para quem trabalha com música, como políticas públicas, gestão de carreiras, fortalecimento dos selos musicais, distribuição digital, venda de ingressos, composição, direção musical e o papel dos festivais na formação de público e circulação de artistas.

Showcases ocupam a Rua do Observatório

A programação artística acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, na Rua do Observatório, com cinco apresentações por noite, sempre a partir das 19h20, reunindo nomes da música pernambucana e nacional.

Na sexta-feira (4), sobem ao palco Mestre Anderson Miguel, Samuel de Sabóia, Juçara Marçal, apresentando o premiado Delta Estácio Blues, MC Soffia e um showcase dedicado ao Brega Funk.

Já no sábado (5), será a vez de Jáder, Núbia, Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro, Joyce Alane e Paulete Lindacelva.

Além da programação principal, o Porto Musical encerra sua edição, no domingo (6), com a exibição especial do documentário “Quando a gente vira um — Mestre Ambrósio”, no Cinema São Luiz.

Patrocínios e Apoios que viabilizam o Porto Musical 2026

O Porto Musical tem a concepção e direção da Fina Produção e em seus 20 anos e é realizado com fomento da Fundação Nacional das Artes, entidade vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal. O patrocínio da Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura, com o selo Recife Cidade da Música da Unesco. A Sympla é a plataforma oficial do Porto Musical. O Porto também tem o apoio do programa Music From Brasil, da Apex Brasil e BMA, da UBC,  do Sebrae e Tratore. Apoio institucional da Abrafin e Paço do Frevo. 

CONFERÊNCIAS / OFICINAS  

HoráriosQUINTA-FEIRA (03)SEXTA-FEIRA (04)SÁBADO (05)DOMINGO (06)




10h às 13h
Oficina 1 Estúdio – 20 pessoas
A trilha sonora do Agente Secreto, com Matheus Alves
Oficina 4 – Estúdio –  20 pessoas

Bora fazer um som?, com Sophia Chablau


Oficina 7 – Estúdio – 20 pessoas
Jogos e sistemas composicionais,  com Vítor Araújo
Oficina 2 – Sala Capiba –  40 pessoas

Voz e experimentação, comJuçara Marçal
Oficina 5 – Sala Capiba  –  40 pessoas

A arte da composição: as ferramentas para começar e desenvolver,  com Joyce Alane


Oficina 8 – Sala Capiba – 40 pessoas

Tratore apresenta: Oficina de distribuição digital com Cleusa López 
Oficina 3 – Sala Nelson – 40 pessoas

“Belo é o Recife Pegando Fogo”: Frevo, organização política e mundo do trabalho, com Luiz Vinicius Maciel
Oficina 6 – Sala Nelson –  40 pessoas

Sympla apresenta: Venda mais ingressos: dados, gestão  e estratégias que funcionam, com Karla Megda
Oficina 9 – Sala Nelson- 40 pessoasDireção musical: Da ideia ao show, com Felipe Pizzutiello 

10h às 12h
CaféO Samba quer falar! Políticas públicas, espaços, incentivos e inclusão nos grandes festivais: O cenário atual do Samba no RecifeRoberto SidandoCris Galvão Pagode Nascimento Rui RibeiroGabi Apolônio Leide do BanjoMediação: Rinaldo Junior CaféMúsica na vida real: A Tratore conversa com Silvério Pessoa e Karina Hoover_______________________________Conferência 3 – 3º Andar – 250 pessoas  Music From Brasil, BM&A e ApexBrasil apresentam: Como a música brasileira está sendo percebida pelo mercado internacional?Mercedes Cajax (Sunfest, Canadá)Priscila Santana (Central Park Summerstage, USA)Miharu Matsuhashi (FRUE Festival,  Japão)Leandro Quiroga Ferreres (Festival Medio Y Medio, Uruguai) Mediação: Flávio Abreu ( BMA)         Sala de Exposição Térreo – 60 pessoas        Audição comentada do álbum “O Dia da Girafa”, de Maurício Pereira, com Maurício Pereira e Juliano Holanda  

                                                        

14h30 às 16h10
Conferência 1 – 3º Andar – 250 pessoas
Política pública para a Música, algum avanço? Eulícia Esteves (Funarte) André Brasileiro (FCCR) Ivan Ferraro (Abrafin )  Mediação: Mery Lemos  (Anilina Produções)
Conferência 4 – 3º Andar – 250 pessoasAlém do lançamento: o papel dos selos na carreira artística.  Bruno Vieira (Rocinante / Três Selos)Gabriel Junqueira (Coala Records)João Bagdadi (Selo Risco) Mariana Mansur (QTV) Mediação: Pérola Braz Conferência 6 – 3º Andar – 250 pessoasComo lidar com a Inteligência Artificial no fazer musical Felipe Vassão  Paula Lima Mediação: Barro








16h30 às 18h10
Conferência 2 – 3º Andar – 250 pessoas
80 Girassóis de Alceu Valença Alceu ValençaMediação: Júlio Moura
Conferência 5– 3º Andar – 250 pessoasGestão de Carreiras Artísticas: dores e delíciasAndré Maia  (Jotapê, Avuá) Priscila Melo (Liniker, Anelis Assumpção)Lohana Schalken (Russo Passapusso) Bruno Cupim (Arnaldo Antunes, Vítor Araújo)Mediação: Melina Hickson (Fina Produção)  Conferência 7 – 3º Andar –  250 pessoas
Abrafin apresenta: Festivais brasileiros Gerson Dias (Festival Psica)Potyra Lavor (Afropunk Brasil)Gabriel Junqueira Andrade ( Coala Festivais) Ana Garcia (Festival Coquetel Molotov) Mediação: Ana Morena ( Festival Do Sol)
18h30  às 20h30Praça do Arsenal da Marinha 
Reverbo
Cinema São Luis – 18h 
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO 
QUANDO A GENTE VIRA UM- MESTRE AMBRÓSIO

SHOWCASES – PALCO PORTO MUSICAL

RUA DO OBSERVATÓRIO 

HORÁRIOS5 DE SETEMBRO – SEXTA6 DE SETEMBRO – SÁBADO 
19h20 às 20h  MESTRE ANDERSON MIGUEL (PE)JÁDER (PE)
20h20 às 21h SAMUEL DE SABÓIA (PE) NÚBIA (MA)
21h20 às 22h DELTA ESTÁCIO BLUES (SP)SOFIA CHABLAU & FELIPE VAQUEIRO (SP)
22h20 às 23h MC SOFIA (SP))JOYCE ALANE (PE) 
23h20 às 00h BREGA FUNK (PE)PAULETE LINDACELVA (PE)

Serviço

Porto Musical 2026 — 20 anos

Data: 3 a 6 de setembro de 2026
Conferências e oficinas: Paço do Frevo
Showcases: Rua do Observatório (4 e 5 de setembro)
Cinema: Exibição de Quando a gente vira um — Mestre Ambrósio (6 de setembro)
Acesso: Gratuito, mediante retirada prévia de ingressos.
Instagram: @portomusical

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *