CSA goleia o Juventude e conquista o acesso à Série A de 2019

Azulão estará entre os 20 melhores clubes do Brasil em 2019. Foto: Thiago Parmalat/RCortez/CSA
Vitória por 4 a 0 fora de casa torna o Azulão o primeiro time a subir as quatro divisões do Brasileirão de forma consecutiva
O Centro Sportivo Alagoano fez história neste sábado (24) ao vencer o Juventude pelo placar de 4×0, com gol dos atacantes John Cley e Neto Berola, três vezes. Além de ser o primeiro clube de Alagoas a conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro na era dos pontos corridos, o CSA se tornou a única equipe da história a passar pelas quatro divisões de maneira consecutiva.
A equipe do técnico Marcelo Cabo dependia apenas das próprias forças para conquistar o tão sonhado acesso à Série A de 2019. Uma vitória simples colocaria o Azulão entre os 20 principais clubes do Brasil.
Ainda no primeiro tempo, o CSA abriu o marcador com um gol de cabeça do meia-atacante John Cley, que foi a principal surpresa na escalação para partida, já que todos esperavam que o Neto Berola fosse o titular.
Na segunda etapa, o gordinho Walter deixou o campo e deu lugar ao atacante Neto Berola, e foi justamente dele o segundo gol do Azulão e um belo gol por sinal, de cobertura. Por falar em golaço, a defesa do Juventude vacilou na saída de bola e deu um presente para o iluminado Berola, que soltou o pé para fazer o terceiro gol.
Mas se o gol que colocou o 3×0 no placar foi bonito, o quarto foi uma pintura. Neto Berola partiu sozinho pra cima da defesa do Juventude, fez fila e mandou uma cavadinha para matar o goleiro Douglas Silva. Foi um verdadeiro gol de placa.
Além do CSA outros três clubes garantiram o acesso a primeira divisão do Brasileirão de 2019:
- Fortaleza
- Goiás
- Avaí
Os números do Azulão, no campeonato, foram positivos. A equipe do técnico Marcelo Cabo somou 62 pontos, terminando a competição na vice-liderança. Foram 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, em 38 jogos disputados. Os marujos balançaram as redes adversárias em 51 oportunidades e viu sua meta ser vazada 37 vezes, ficando com um saldo de gol de 14. No geral, o aproveitamento do time azulino foi de 54.4%.
Parabéns a todos os funcionários do Centro Sportivo Alagoano pelo belíssimo trabalho feito em 2018, que começou com o 38º título do Campeonato Alagoano, conquistado após 10 anos de jejum, e terminou com um acesso histórico, que não acontecia há 32 anos. Vocês merecem, do segurança ao presidente, todos estão marcados na história do Azulão.