Nova diretoria da Simepe será gerenciada pela BisaWeb

Foto: Reprodução/ Internet
Além da diretoria, o novo Conselho Fiscal da entidade também será escolhido na próxima semana
Na próxima terça-feira (19), será realizada as eleições para eleger os novos dirigentes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Novo Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2019-2022. A BisaWeb, empresa pernambucana de tecnologia da informação associada ao Porto Digital e com expertise na realização e suporte técnico para eleições é que irá gerenciar o processo eleitoral através de um software desenvolvido pela organização para esta finalidade. Esta é a quarta vez que o Simepe contrata a empresa para realizar eleições do sindicato, o que só reforça uma sólida e antiga parceria de sucesso entre as duas organizações.
Graças à tecnologia do moderno sistema de votação eletrônica desenvolvido pela BisaWeb e que é semelhante ao sistema utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é possível obter o resultado no mesmo dia em que acontecer a disputa. O software desenvolvido para a eleição foi o vencedor do prêmio Professor Dr. Imre Simon, em 2013, na categoria “Soluções na Área de Serviço – MPEs”.
Atenta à inclusão social e aos direitos humanos, o software desenvolvido pela BisaWeb conta com recursos que possibilitam a total autonomia sobre os votos também para os deficientes visuais – um sistema de auxílio sonoro através de fones de ouvido. Todos os eleitores ainda contam com a alternativa de votar em Branco ou Nulo e com as opções “Corrige” e “Confirma”. Para garantir a integridade dos dados, o sistema grava os votos em três mídias diferentes e, além disso, sua alimentação externa é via bateria, o que evita que quedas de energia atrapalhem o andamento do pleito.
Uma equipe composta por aproximadamente e 150 pessoas irá trabalhar no dia do pleito. Para cada urna, três mesários estarão à disposição dos eleitores para orientá-los em caso de dúvidas. No total, 31 urnas serão utilizadas no processo eleitoral. Nesta votação, há apenas uma chapa concorrente, onde Cláudia Beatriz (atual vice-presidente da instituição) briga para conquistar o cargo da presidência. Mesmo havendo uma única chapa concorrendo ao pleito, é necessário que os candidatos sejam eleitos através de eleições diretas e que alcancem o quórum válido para a votação ser validada. Uma nova eleição poderá ser solicitada caso isso não aconteça.
Esta não é a primeira vez que a BisaWeb presta serviços ao sindicato. As experiências sempre bem sucedidas possibilitaram a nova parceria. De acordo com Ronaldo Barros, diretor da empresa, todas as medidas estão sendo tomadas para que a eleição mais uma vez seja um sucesso. “Nossa expectativa é que corra tudo dentro da normalidade, como foram das outras vezes. A cada dia as eleições com votações eletrônicas se tornam mais simples de serem operacionalizadas pela BisaWeb e por nossa excelente equipe técnica”, explica.
A votação poderia ser realizada manualmente através de cédulas, porém, o Simepe preferiu fazê-lo eletronicamente para ganhar agilidade no resultado. Ao todo, mais de 30 locais de votação estão espalhados por todo o Estado e para participar da votação, os médicos devem estar inscrito no quadro de sócios da entidade e estar quite em relação aos débitos junto à tesouraria. A votação tem início às 8h e se encerra ás 21h.
Fonte: BisaWeb/ Ada Silva