PE amplia até meia-noite horário de atividades econômicas e sociais e aumenta capacidade de eventos

 PE amplia até meia-noite horário de atividades econômicas e sociais e aumenta capacidade de eventos

Horário de funcionamento de atividades econômicas e sociais em todo o estado foi ampliado para até meia-noite — Foto: Marlon Costa

Pernambuco ampliou, a partir desta segunda-feira (9), o horário de funcionamento das atividades econômicas e sociais, que passaram a ser autorizadas até meia-noite em todo o estado. As mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19 também aumentaram a capacidade de ocupação em eventos sociais e corporativos.

O governo do estado informou que outra modificação válida a partir desta segunda-feira (9) é a redução, para um metro, da distância necessária nos seguintes locais: salão de beleza, clínicas, colação de grau/aula da saudade/culto ecumênico, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos.

O uso da máscara segue obrigatório em todos os espaços. A nova fase do plano também estabeleceu que apresentações musicais em bares e restaurantes podem contar com bandas de até cinco integrantes. Anteriormente, a liberação era para até três integrantes. Pistas de dança, no entanto, seguem proibidas em todos os locais.

Eventos sociais, como aulas da saudade e formaturas, assim como os corporativos, também foram autorizados a aumentar a ocupação para 70%. No caso de eventos sociais, o público máximo é de 100 pessoas. Em eventos corporativos, o limite é de até 300 participantes.

Regras da nova fase por setor

Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes): Podem ocupar 70% da capacidade do local e funcionar das 5h à meia-noite, em todo o estado, todos os dias. É permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanência das pessoas em pé. Mesas devem ter até dez pessoas.

Academias e similares: Podem funcionar das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados, com capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios: Podem funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada cinco metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Shoppings e galerias comerciais: Podem funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Eventos corporativos: Podem ser realizados até a meia-noite. A capacidade sobe para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor. Nessa categoria, estão assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico: Podem ser realizadas das 8h à meia-noite, todos os dias. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. São permitidas apresentações musicais com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanência das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.

Cinema, teatro e circo: Podem funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor.

Museus e demais espaços culturais: Podem funcionar das 9h à meia-noite, todos os dias. Segue permitido um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais: Podem funcionar das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. É permitida apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.

Igrejas e templos religiosos: Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor.

Escritórios comerciais: Avançam para 70% de ocupação.

Atividades esportivas coletivas e individuais: Podem funcionar até a meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também é permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, pode haver apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.

*Do G1

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *