A Lição de Steve Jobs
Steve Jobs ajudou a fundar a Apple em 1976 na garagem da casa dos seus pais, foi expulso da empresa em 1985 e voltou para (quase que) salvá-la da falência em 1997. Neste intervalo, contribuiu com a transformação de várias indústrias: computação pessoal, filmes de animação, música, telefones, publicação digital e lojas de varejo.
Evidente que existem inúmeras lições a serem aprendidas com sua trajetória. Mas, quero falar sobre uma delas: a importância de respeitar os produtos e colocá-los à frente dos lucros.
Como dito pelo Jornalista Walter Isaacson em seu livro As Verdadeiras Lições de Liderança, quando Jobs e sua pequena equipe projetaram o Macintosh original, sua missão era fazer algo “absurdamente bom”. Não se tomavam decisões baseados em análises de “custo-benefício”.
Disse Jobs: “não se preocupe com o preço, apenas especifique as funcionalidades do computador”.
Ficou famosa a frase que ele escreveu em um quadro branco em seu primeiro retiro com a equipe de desenvolvedores do Mac: “não faça concessões”.
Havia uma clara orientação pela qualidade e pela experiência do usuário/cliente.
Mas a máquina resultante era cara demais, levou à expulsão de Jobs. Não fazia sentido tantos gastos associados ao desenvolvimento daquela máquina, assim como de outros produtos.
A história você já conhece. Com o tempo, percebemos que fazia total sentido. O Mac fez uma marca, contribuiu diretamente para uma incrível aceleração na indústria de computadores pessoais.
“A primeira coisa é concentrar-se em fazer um bom produto, os lucros virão depois”.
Perceba que a visão do Jobs não é romântica. Não quer dizer que os Lucros não importam, claro que não. Ganhar dinheiro inclusive nos permite investir mais em produtos.
Às vezes nos deparamos com lições de gigantes como Jobs e imaginamos que isto é aplicável apenas aos gigantes. Errado, até porque, os gigantes já foram menores.
Estou compartilhando essa lição com você, afinal, investir em ações se trata de escolher boas empresas.
Para saber quais são as boas empresas, você precisa saber o que avaliar. Por isso, não negligencie o setor e o produto que essa empresa oferece. Muito menos o atendimento que ela fornece aos seus clientes.
Produtos nos levam aos lucros, não o contrário.
Pense nisso.
Abraços,
Arthur Lemos.