Nos siga nas redes sociais

CAMILA VILA-NOVA

Adoção na pandemia e novas ferramentas virtuais!

Publicado

em

Segundo o Sistema Nacional de Adoção, mais de cinco mil crianças e adolescentes estão à espera de uma família. E a internet tem ajudado a levá-los para um lar. Alguns Estados implementaram novas ferramentas virtuais para auxiliar o andamento dos processos durante o período de isolamento. Além de começarem a investir nos encontros virtuais.

 

A 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, por exemplo, disponibilizou um e-mail para que todos aqueles com guarda provisória para fins de adoção ou curatela solicitassem a renovação das mesmas.

 

Essa iniciativa é fundamental para plano de saúde, matrícula escolar, benefício previdenciário e demais ações que exijam comprovação dessa representação.

 

Em São Paulo, o juiz Iberê de Castro Dias, conta que “Os processos de adoção estão tendo o andamento regular, inclusive tivemos uma priorização da análise de processos que já tinham um estudo, logo no começo da quarentena. Assim buscamos solucionar quais as crianças que poderiam sair das casas de acolhimento e já irem para adotantes, padrinhos ou então voltar para a família”.

 

Ressalte-se que ao agilizar os processos para ingresso das crianças no estágio de convivência, o Judiciário também consegue desafogar os abrigos e, consequentemente, o risco de infecção pelo coronavírus.

 

Em Pernambuco, já tem sido implementado o encontro virtual dos adotantes com os menores, e desde 15 de abril, 54 crianças deixaram os abrigos para viver com as novas famílias.

 

camilavilanovaadvocacia@gmail.com

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop