Alepe reúne chefias de gabinetes para reforçar intercâmbio entre Legislativo e Executivo
Numa iniciativa inédita de aproximação institucional entre os chefes de gabinete dos deputados e os das secretarias executivas do governo do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu nesta quarta-feira (14) uma ampla reunião com o objetivo de estreitar a relação entre Legislativo e Executivo e, principalmente, destravar possíveis ‘gargalos’ às demandas de ambos os poderes, dando mais celeridade aos projetos voltados para a população pernambucana.
O encontro ocorreu no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia, e foi o pontapé inicial para novas rodadas de conversa visando intensificar o diálogo entre a Alepe e o Executivo. Mediada pelos chefes de gabinetes do presidente da Assembleia Legislativa e do secretário da Casa Civil, Pedro Paiva e Shirlene da Hora, respectivamente, a reunião contou com as presenças do superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça; do superintende-geral da Casa, Isaltino Nascimento e do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Soares.
De acordo com Paiva, o objetivo do encontro é unir forças e estreitar os laços em favor do povo pernambucano. “É uma oportunidade para nos conhecermos melhor e facilitar o trabalho de todo mundo. Estamos no mesmo barco visando o desenvolvimento do Estado e o melhor atendimento das necessidades do cidadão. A Alepe está à disposição para quem precisar de ajuda, é só acionar”, afirmou.
O superintendente Parlamentar da Assembleia Legislativa, Álvaro Mendonça, adiantou que os encontros terão continuidade e já confirmou o próximo daqui a 90 dias. “O presidente Álvaro Porto tem recomendado intensificar o diálogo para prestarmos um serviço que atenda às necessidades da população, Dentro de 90 dias haverá um novo encontro para estreitar cada vez mais a nossa relação”, afirmou.
Celeridade nas demandas
Representando a Casa Civil, Shirlene da Hora ressaltou a importância e o pioneirismo da primeira rodada de conversa entre os chefes de gabinete dos poderes Legislativo e Executivo. “De maneira pioneira a gente começa essa integração entre os chefes de gabinetes. Esse encontro nos dá uma perspectiva de melhoria na comunicação. A ausência desse contato muitas vezes criava gargalos à relação. Queremos eliminar isso de maneira potencial. Nem sempre atenderemos de maneira imediata, mas com certeza vamos agilizar o retorno tanto ao Executivo quanto ao Legislativo”, previu.
O superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento, ressaltou a importância dos chefes de gabinete como “interlocutores” dos deputados e do governo no atendimento das reivindicações da população. “Manter esse contato, essa troca, pode ajudar e muito a resolver as demandas dos parlamentares em relação às questões apresentadas aos órgãos do Executivo. É uma maneira de dar mais celeridade às resoluções dos problemas levantados pelos parlamentares”, disse.
Para Eduardo Isidoro, chefe de gabinete do primeiro-secretário da Alepe, é fundamental a interlocução entre os dois poderes para evitar ruídos da comunicação. “É importante saber da dificuldade no nascedouro das demandas e resolvê-la já no início. Muitas vezes estamos nas bases dos deputados e verificamos de perto a urgência da população. Esperamos ter outros momentos como esse para estreitarmos os laços e levar soluções às questões que os municípios precisam”, enfatizou.