Almir Reis vence 1º debate para presidência da OAB-PE em Caruaru Candidata Ingrid Zanella faltou ao evento, e Almir Reis apresentou suas propostas para o triênio 2025-2027.
Candidata Ingrid Zanella faltou ao evento, e Almir Reis apresentou suas propostas para o triênio 2025-2027.
O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) pela chapa “Renova OAB”, Almir Reis, venceu o debate proposto pela Rádio Cultura FM 96,5 de Caruaru. Este foi o primeiro debate entre os candidatos que disputam à presidência da OAB-PE para o triênio 2025-2027. Ingrid Zanella, candidata pela chapa “Renovação Experiente” e representante do grupo que está no poder há quase 20 anos, não compareceu ao debate, uma agenda fundamental para a discussão de propostas para a advocacia pernambucana.
“Uma chapa que foi convidada, participou das tratativas e infelizmente optou por não comparecer. Essa chapa não respeita a advocacia de Caruaru e das 16 cidades que compõem a subseccional de Caruaru. Assim como a chapa adversária tinha agenda, a gente também tinha. Governar é escolher caminhos, é escolher prioridades. E a minha foi estar aqui e falar para toda a advocacia de Caruaru e assim a gente vai conduzir até o final.”, apontou Almir Reis.
Logo na abertura do debate, Almir Reis falou sobre a prioridade número um da chapa “Renova OAB”, que é combater a morosidade do poder judiciário. Esse é um ponto crítico para advogados e advogadas pernambucanos, principalmente após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informar que a atual gestão da OAB-PE participou ativamente das reuniões sobre a criação das Diretorias de Processamento Remoto do 1º Grau e da Central Judiciária de Processamento Remoto (CENJUD). Almir Reis prometeu, entre as suas primeiras medidas, criar uma diretoria de combate à morosidade, que vai mapear e cobrar onde o sistema não está funcionando.
O debate foi extremamente propositivo. Almir Reis explicou que está apresentando seis propostas a cada semana. “Eu vou zerar a anuidade para a jovem advocacia e vou reduzir em 40% para os mais experientes, o valor ficará R$ 500. Vamos buscar eficiência no tocante aos gastos.“, explicou Almir.
“Uma das propostas mais apaixonantes é da Escola Superior da Advocacia (ESA), ela vai voltar a ser grande. Eu vou implementar de forma inédita um programa de imersão prática. Você vai escolher um segmento que você tem predisposição para atuar e vamos conceder uma imersão prática, gratuita, tanto para o advogado da capital quanto do interior e vamos chamar todos os atores daquele segmento para construir esse ambiente colaborativo para que o advogado possa ter sua primeira experiência dentro da Instituição“, disse o candidato da chapa “Renova OAB”, que também citou outras medidas que vai tomar assim que assumir a OAB-PE, como o uso da Inteligência Artificial para otimizar gastos, a redução de custos de burocracia e a criação de um aplicativo OAB-PE+, construindo o melhor programa de propostas já visto numa eleição da OAB-PE.
Na próxima quarta, dia 13, Almir Reis marca presença em mais um debate. Desta vez, na Rádio Jornal, a partir das 10h30 e, considerando a importância de discutir propostas, o candidato da chapa “Renova OAB” está confirmado.