Artista Plástico Leopoldo Nóbrega Recebe Medalha de Mérito José Mariano

 Artista Plástico Leopoldo Nóbrega Recebe Medalha de Mérito José Mariano

Foto: Divulgação

A mais alta comenda da Câmara do Recife foi concedida na noite da última terça-feira (11) ao artista plástico Leopoldo Nóbrega. O homenageado recebeu a Medalha de Mérito José Mariano em cerimônia promovida no plenário do Poder Legislativo municipal por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSB). O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu a reunião solene.

Nóbrega é, desde 2019, o artista plástico responsável pela escultura do bloco carnavalesco O Galo da Madrugada. Além disso, é conhecido por seu trabalho como cenógrafo, designer de moda e ceramista. Em seu portfólio, o artista acumula coleções autorais de desfiles de moda e exposições de arte, bem como projetos realizados em parceria com instituições e empresas como Globo Nordeste, Santa Têxtil e Fundação Antônio Santos Abranches.

Na tribuna do plenário, Aline Mariano destacou a relevância da Medalha de Mérito que leva o nome do abolicionista José Mariano Carneiro da Cunha e listou os feitos do seu novo detentor. A parlamentar enalteceu a dedicação de Nóbrega à cerâmica (“iniciou muito cedo a trajetória acadêmica através do curso técnico de química industrial e chegou a trabalhar na indústria da cerâmica”), à moda (“produziu criações para o Salão Internacional de Moda de Paris”), à ação social (“coordena núcleos solidários e apoia a inclusão de mulheres artesãs das comunidades mais carentes”) e ao Galo da Madrugada (“o Galo de 2025 já está em andamento e sempre gera uma grande expectativa, tamanha é a criatividade desse grande artista”).

A parlamentar afirmou, ainda, que a obra do artista já marca o cenário cultural pernambucano. “Meu amigo Leopoldo Nóbrega, você ainda é muito jovem e tem uma vida toda pela frente, mas o que você está fazendo agora vai ficar eternizado em um futuro bem distante do presente que estamos vivendo agora”, disse. “As suas marcas e expressões também vão transcender o seu próprio tempo porque você nasceu para deixar suas obras imortalizadas”.

A solenidade foi pontuada por apresentações culturais do grupo Abeokuta e do cantor Gustavo Travassos. Um vídeo sobre o homenageado foi exibido no plenário durante a cerimônia.

Ao tecer suas considerações na tribuna, Leopoldo Nóbrega distribuiu agradecimentos a familiares, coletivos e personalidades da cultura que apoiaram a sua trajetória. Ele classificou como uma “honra gigante” a concessão da Medalha de José Mariano. “Eu não levo esta Medalha com o ego do coração, mas com a certeza de que é uma emissão não cumprida –porque não é o fim, mas que inspiração para que as pessoas possam acreditar nos seus sonhos. Meus pais acreditaram nos meus sonhos”, disse. “Esse legado não é de um só, ele é coletivo mesmo, por essência. Eu não acredito em legados individuais. Eu acho que tem que ser coletivo, porque eu acho mais gostoso a gente brindar junto”.

Além dos vereadores e Leopoldo Nóbrega, compuseram a mesa de honra os pais do homenageado, Maria do Carmo da Silveira Xavier e Jurandir de Andrade Nóbrega; o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, que também se pronunciou na tribuna; a secretária-executiva de Inovações Urbanas do Recife, Flaviana Gomes; a chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça; e o presidente do bloco O Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

Ao final do evento, o vereador Tadeu Calheiros não deixou de congratular o artista plástico pela homenagem e à vereadora Aline Mariano pela iniciativa. “Fico muito feliz e grato por ter podido presidir esta reunião. Para quem não me conhece, milito muito na área da saúde. Mas o que seria da vida sem a cultura? A cultura faz parte da nossa vida, faz parte da saúde do povo”.

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *