Ativista da agroecologia, Alexandre Pires, visita comunidades quilombolas em Mirandiba

 Ativista da agroecologia, Alexandre Pires, visita comunidades quilombolas em Mirandiba

Em viagem por diversos municípios do sertão pernambucano, o pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL e ativista da Agroecologia e Convivência com o Semiárido, Alexandre Pires, chegou em Mirandiba (PE) na última quarta, 15/6, para escutar e dialogar com diversas comunidades quilombolas rurais e urbanas do município.

Nos encontros Alexandre fez dezenas de reflexões sobre o apagão de políticas públicas que expõem a população a situações de vulnerabilidade social: especialmente no município, que possui 27 comunidades quilombolas e 85% dos cidadãos que se identificam como negra ou parda, a inércia dos governos federal e estadual vem comprometendo o acesso das populações tradicionais a direitos básicos.

“Muitas comunidades ainda não estão reconhecidas nem tem seus territórios demarcados graças à falta de compromisso da Fundação Palmares e ao desrespeito do Governo Bolsonaro. Somando a isso elas ainda enfrentam a dificuldade de acesso à água e sucateamento de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que absorviam a produção e geravam renda e trabalho para as famílias agricultoras”, pontua.

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Um ponto em comum em todas as visitas foi a preocupação da população negra com uma educação realmente quilombola. “Ou seja: a educação para as crianças e adolescentes não vem sendo uma educação quilombola verdadeira, de práticas educacionais com pedagogia própria, do material didático à formação dos docentes, com atenção às especificidades étnico-racial e cultural das comunidades. Essa educação precisa ser contextualizada às realidades do povo quilombola. Sem dúvida um grande desafio apresentado por todos que precisamos levar a sério”, destaca. Após a visita a Mirandiba, Alexandre Pires, que é natural de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, segue em viagem para o Sertão do Araripe cumprindo agenda de pré-campanha.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas