*Black Friday: Confira dicas de como aproveitar as promoções de forma segura e fugir das fraudes*
O advogado Antônio Braz alerta os consumidores sobre as medidas preventivas para se proteger nesse período.
A Black Friday, é a segunda data que mais movimenta o comércio nacional, só em 2020, as vendas ultrapassaram 5,1 bilhões, segundo dados da Neotrust. Neste ano, a sexta, 26 de novembro, promete movimentar o comércio de todo o país. Apesar de ser uma data com ótimas oportunidades para o consumidor aproveitar as ofertas, é necessário estar atento aos cuidados na hora de efetivar compras online, é um período de golpes de cartões de crédito e dados pessoais e falsas promoções.
O advogado Antonio Braz, do Antonio Braz e Vanya Maia Advogados Associados, alerta para dois pontos, a veracidade da promoção e a confiabilidade da loja, já que a data registra altos índices de fraudes no comércio, que vão desde propaganda enganosa à clonagem de cartão e roubo de dados de clientes. “Ficar de olho no produto antes da data é importante para comparar o preço real com o preço promocional. Além disso, é fundamental só comprar em lojas confiáveis, acessando diretamente a página do vendedor sem clicar em links avulsos recebidos por e-mail ou redes sociais”, esclarece o advogado.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o comprador tem até sete dias após o recebimento do produto para desistir da aquisição e cancelar a compra, no caso de transações online. “Caso o produto recebido não corresponda às descrições feitas pelo vendedor, o comprador tem o direito de devolvê-lo e cancelar a compra. Caso enfrente problemas de qualquer natureza, é importante notificar o órgão de proteção ao consumidor”, detalha Antonio Braz.
Conheça abaixo algumas medidas preventivas que devem ser tomadas para que a oportunidade de realizar compras abaixo do preço não seja uma enganação ou se torne uma dor de cabeça.
#1 Monitore preços com antecedência para estar certo de que existe desconto real
#2 Compre em sites conhecidos que ofereçam segurança, apenas realizando a compra ao acessar diretamente o site da loja através da barra de endereço. Não clique em links recebidos por e-mail, sms ou redes sociais.
#3 Nunca ofereça seus dados a estranhos, seja por sms, sites, telefone ou redes sociais.
#4 Verifique a política de trocas e devoluções antes de comprar. Também fique atento às especificações do produto adquirido. Se possível, salve a tela para comprovar o detalhamento.
#5 Se a compra for em sites pouco conhecidos, cheque o CNPJ da empresa e verifique sua situação na Receita Federal.
#6 Monitore a entrega dos produtos, bem como a sua qualidade.
#7 Você pode cancelar a comprar por qualquer motivo até 07 dias após o recebimento do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Exija seu direito e, caso tenha problemas, denuncie ao órgão do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) do seu estado.
#8 Em casos de defeitos, o Código de defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes no caso de ítens não duráveis e de 90 dias para produtos duráveis.
#9 Atenção! Pix só no aplicativo da instituição financeira.
#10 Desconfie de preços muito baixos e leia os comentários de outros compradores, a avaliação é muito importante.