Cabo de Santo Agostinho realiza mutirão de PSA para prevenção do câncer de próstata Secretaria de Saúde promove exames e ações educativas em campanha do Novembro Azul.
Secretaria de Saúde promove exames e ações educativas em campanha do Novembro Azul.
Durante o mês de novembro a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho estará realizando o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), no laboratório do Hospital Mendo Sampaio. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que começou nesta terça-feira (05), no município. A campanha também envolve orientação e palestras sobre o câncer de próstata, para o público masculino, nas unidades de saúde.
O mutirão para exame de PSA total e livre acontece das 13h às 15h, exceto feriados e finais de semana. O procedimento é gratuito e a demanda é espontânea para os homens a partir dos 50 anos. Também podem realizar o exame homens a partir dos 40 anos com histórico familiar da doença. Quem já fez o PSA este ano não é necessário repetir.
Algumas recomendações devem ser observadas antes de realizar o procedimento: o paciente deve estar em abstinência sexual durante três dias, não realizar exercícios físicos ou pesados um dia antes e não ter realizado exames de toque retal ou ultrassonografia da próstata três dias antes da coleta.
O exame de PSA é fundamental na detecção precoce do câncer de próstata. Esse teste mede os níveis de PSA no sangue, proteína produzida pela próstata, que pode estar elevada em casos de câncer ou outras condições, como prostatite e hiperplasia prostática benigna. Embora não seja um diagnóstico definitivo, o exame de PSA é o primeiro passo para investigar alterações na próstata e pode ajudar a salvar vidas.
Programação – Além da realização do exame de PSA, a campanha Novembro Azul no Cabo de Santo Agostinho inclui palestras, rodas de conversa e eventos educativos sobre a saúde masculina. Profissionais de saúde abordam a importância dos cuidados preventivos e esclarecem dúvidas sobre o câncer de próstata, quebrando estigmas e incentivando a busca por acompanhamento médico regular.
O objetivo da campanha é diminuir os índices de diagnósticos tardios, que aumentam a mortalidade e dificultam o tratamento. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. Porém, com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%.