CAIXA Cultural Recife Lança Programação Educativa de Agosto com Oficinas, Teatro e Atividades Inclusivas Programação diversificada oferece atividades gratuitas presenciais e online para todas as idades, com destaque para oficinas culturais, espetáculos infantis, e debates sobre gênero e educação.
Programação diversificada oferece atividades gratuitas presenciais e online para todas as idades, com destaque para oficinas culturais, espetáculos infantis, e debates sobre gênero e educação.
A CAIXA Cultural Recife traz, em agosto, uma agenda diversificada de atividades, presenciais e on-line, do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. A programação conta com oficina de produção de máscaras, oficina de fotografia digital para idosos, passando por oficinas de percussão e de musicalidade indígena, contação de história, aula de teatro e apresentação de peça infantil. Todas as atividades são gratuitas, com inscrições no site da CAIXA Cultural.
Pensada para o Dia dos Pais, a oficina Contação de história e criação de álbum de fotografias parte da leitura do livro “Uma família é uma família é uma família” e busca ressaltar as diferentes configurações familiares. Durante o encontro, os participantes também produzirão um álbum de fotografias personalizado, criando memórias. A ação ocorre no dia 11 (domingo), às 14h, voltada para crianças dos 6 aos 8 anos, acompanhadas dos responsáveis.
Nos dias 17 e 18 (sábado e domingo), das 13h às 17h, a percussionista Bárbara Regina ministra a oficina Introdução à Percussão, quando apresenta os toques, ritmos, sonoridades e noções fundamentais dos instrumentos, com exercícios que permitirão a prática coletiva. Atividade voltada para pessoas a partir de 12 anos.
No dia 21 (quarta-feira), às 15h, a oficina Confecção de máscaras da cultura pernambucana aborda o uso das máscaras em manifestações e brincadeiras lúdicas da cultura regional, como Caiporas de Pesqueira, Caretas de Triunfo, Papangus de Bezerros, La Ursa, Mestre Ambrósio, entre outros. Na oficina, para pessoas a partir dos 9 anos, os participantes irão criar suas próprias máscaras em papel, tomando como referência o adereço do Mestre Ambrósio, personagem emblemático do Cavalo Marinho.
Pensando a inclusão digital para a terceira idade, a Oficina de fotografia com celular para idosos – Mobgrafia, no dia 23 (sexta-feira), às 14h, incentiva os participantes a partir dos 60 anos ao uso das potencialidades de seus celulares, tablets e aparelhos digitais para produção de fotografias, levando em consideração recursos como enquadramento, ajuste da luz, foco, edição, recorte, entre outros.
Cena do espetáculo “Vento forte para água e sabão”, da Companhia Fiandeiros (Foto Crédito: Rogério Alves Sobrado/Divulgação)
As artes cênicas têm espaço na agenda com a oficina Teatro para crianças, ministrada pela atriz Daniela Travassos, da Companhia Fiandeiros. Os encontros serão realizados nos dias 29 e 30 de agosto (quinta e sexta-feira), das 14h às 18h, para crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de um responsável.
E nos dias 31 de agosto (sábado), às 17h, e 1º de setembro (domingo), às 11h, a Companhia Fiandeiros apresenta o espetáculo infantil Vento forte para água e sabão, que conta a história de duas bolhas de sabão chamadas Bolonhesa e Arlindo. Apesar das naturezas distintas, eles buscam contornar as diferenças e superar seus medos, em uma inspiradora aventura pelo mundo, permeada por música e ludicidade. Entrada gratuita, com distribuição dos ingressos 1h antes de cada apresentação, na bilheteria da CAIXA Cultural Recife.
No dia 30 (sexta-feira), às 14h, a atividade Gênero e educação – Encontro com educadores vai debater os desafios e caminhos relacionados à equidade e diversidade de gênero e suas transversalidades no ensino, baseados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e abordar metodologias possíveis para levar o tema para as salas de aula. A classificação indicativa é de 18 anos.
On-line:
Além dos encontros presenciais, também é possível acompanhar atividades on-line no site da CAIXA Cultural, entre elas o encontro virtual As musicalidades dos povos indígenas do Brasil, que vai abordar a diversidade da musicalidade, multiplicidade de culturas e tradições, e como refletem papel fundamental na preservação da identidade cultural e na afirmação dos direitos dos grupos indígenas. A atividade ocorre no dia 14 (quarta-feira), às 19h, e tem classificação indicativa de 16 anos.
Exposições em cartaz (continuação):
A exposição Entre o Aiyê e o Orun traz a temática centrada nos mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras, com trabalhos de 14 artistas, em técnicas diversas, em cujas obras as narrativas afro-brasileiras estão fortemente representadas. Pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, instalações e as mais variadas expressões, linguagens e técnicas dão forma à exposição. A entrada é franca com visitação de terça a domingo. Até 1º de setembro.
A exposição Fusão, do artista visual Gustavo Magalhães, propõe uma ecologia visual, na qual arte e sustentabilidade se encontram na pintura, em uma interação entre a imagem, a matéria e o tempo. A mostra reúne 40 obras expostas suspensas, permitindo que o público tenha acesso à frente e ao verso, de qualquer ângulo. São obras com diferentes materialidades, entre elas madeiras, papéis e tecidos, propondo uma fusão entre imagem e suporte. Entrada franca, com visitação de terça a domingo, até 1º de setembro.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O programa educativo CAIXA Gente Arteira oferece visitas mediadas para grupos escolares e de instituições diversas. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail [email protected], ou pelo telefone (81) 3425-1906.
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações: Site CAIXA Cultural
Entrada franca
Bilheteria: (81) 3425-1915
Acesso para pessoas com deficiência