Câmara do Recife institui o ‘Dia da Fundação do Mercado de Casa Amarela’ com foco na valorização e melhorias do local
Inaugurado em 9 de novembro de 1930, o Mercado de Casa Amarela ganhou um dia em sua homenagem. Justamente nesta terça-feira, 9 de novembro de 2021, que o mercado completa 91 anos de existência, foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal do Recife, o Projeto de Lei nº 885/2021 de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que Institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, o “Dia da Fundação do Mercado Público de Casa Amarela”.
De acordo com Marco Aurélio Filho, a data tem como principal objetivo atrair políticas públicas que visam a melhoria do espaço e seu entorno, com ações da Prefeitura do Recife através da Autarquia de Serviços Urbanos (CSURB).
“Costumo sempre dizer que os mercados públicos de nossa cidade são verdadeiros patrimônios afetivos dos recifenses e ao instituir esta data estamos valorizando a história política, econômica e social que o Mercado de Casa Amarela representa para a Zona Norte do Recife.”
O Mercado Público de Casa Amarela foi construído com estrutura totalmente de ferro. O material para sua construção foi remanescente do Mercado da Caxangá, que havia sido desmontado em 1928.
“Nossa ideia é que todo mês de novembro possamos celebrar esta data incentivando a Prefeitura do Recife a tomar iniciativas importantes que causem impacto positivo na vida dos clientes, permissionários e moradores de Casa Amarela”, comemora Marco Aurélio Filho.
O vereador entregou de forma simbólica a versão impressa do Projeto de Lei ao presidente da CSURB, Gabriel Leitão. Marco Aurélio Filho afirmou que está otimista com a atual condução dos trabalhos da Autarquia.