Câmara dos Deputados se Ilumina de Laranja em Homenagem ao Dia Mundial da DPOC
Nesta quarta-feira (15/11), a Câmara dos Deputados adota uma iluminação laranja em apoio ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A iniciativa visa destacar a gravidade dessa condição respiratória, que engloba doenças como bronquite e enfisema pulmonar, sendo o tabagismo o principal fator de risco, contribuindo com 80% dos casos.
A DPOC, atualmente a terceira principal causa de mortes no mundo, não possui cura, mas é tratável por meio de medicamentos e reabilitação pulmonar. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que a DPOC é a quinta maior causa de internação na rede pública, com cerca de 200 mil hospitalizações anuais e um gasto aproximado de R$ 100 milhões.
Além da DPOC, a iluminação laranja da Câmara se estenderá até quinta-feira (16/11), em apoio ao Dia Nacional de Atenção à Dislexia e para conscientização sobre a deficiência do transportador de riboflavina (RTD). A dislexia, transtorno genético da linguagem, afeta de 0,5% a 17% da população mundial e demanda atenção especial, dada sua relevância no aprendizado.
A RTD, por sua vez, é uma doença rara de origem genética, acometendo 1 em cada 1 milhão de pessoas. Os portadores da doença não possuem uma enzima específica para transportar a riboflavina (vitamina B2) para dentro da célula. Os sintomas incluem fraqueza muscular, dificuldade de andar e engolir, podendo levar à insuficiência respiratória em casos extremos. Embora não tenha cura, a RTD pode ser controlada com a suplementação de vitamina B2.