Chamado de Modo Foto, novo recurso da plataforma é focado em imagens estáticas, exibidas uma após a outra de maneira automática
Chamado de Modo Foto, novo recurso da plataforma é focado em imagens estáticas, exibidas uma após a outra de maneira automática.
Se por um lado o Instagram continua a focar em vídeos, atraindo críticas de que estaria perdendo sua essência, por outro, há quem esteja bem atento às reclamações do público e tenha decidido atender seu pedido. Na manhã desta sexta-feira (7), o TikTok anunciou que uma ferramenta exclusiva de fotos já está disponível em sua plataforma, permitindo assim que usuários publiquem imagens estáticas no feed.
Chamado de Modo Foto, o recurso nada mais é do que um carrossel parecido com o que temos no Instagram. A diferença, no entanto, é que as imagens são exibidas uma após a outra de maneira automática, como se alguém estivesse fazendo uma apresentação de slides.
Além disso, a bobina mostra a quantidade exata de fotos que comporta (o limite é de sete), as dividindo em pequenas barras, iguais as que vemos nos Stories da rede da Meta.
Para que o usuário tenha mais liberdade no ritmo de sua visualização, ele pode pular para a imagem da frente ou voltar para a anterior, deslizando seu dedo para a direita ou para a esquerda, de acordo com o que desejar.
Outro ponto interessante é que o Modo Foto permite o uso de alguns recursos de edição, como textos, filtros, stickers, aprimoramentos e recortes. E, também, a inserção de uma trilha sonora que acompanhe as imagens, bem como de uma legenda com descrições mais longas, de até 2.200 caracteres.
Modo Foto do TikTok sendo usado como uma história em quadrinhos (Imagem: Reprodução / TikTok)
Já explorado de maneiras bastante interessantes por alguns usuários da plataforma, o recurso pode ser útil para a divulgação de qualquer tipo de imagem estática, indo de fotos a ilustrações.
Instagram x TikTok
O momento escolhido pelo TikTok para lançar seu Modo Foto é um tanto quanto curioso. Afinal, seu maior concorrente, o Instagram, vem enfrentando críticas pesadas do público por ter diminuído sua entrega de fotos e tentado emular o sucesso do app vizinho, apostando principalmente em vídeos.
O estopim das reclamações aconteceu em julho deste ano, quando Kim Kardashian e Kylie Jenner resolveram aderir a uma campanha que pedia que o “Instagram voltasse a ser o Instagram novamente”.
Como umas das maiores influenciadoras da rede social, as irmãs tiveram um impacto grande na discussão e, coincidentemente ou não, fizeram a Meta avaliar e reavaliar sua posição em um espaço de poucos dias.
App do TikTok (Imagem: Cottonbro/Pexels)
App do TikTok (Imagem: Cottonbro/Pexels)
Ainda no mesmo mês, a ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo de dancinhas, também virou alvo da mídia.
O motivo, no entanto, divulgado por um jornal de língua inglesa de Hong Kong, era de que a plataforma lançaria um segundo aplicativo focado apenas em fotos. Já tendo registrado uma patente na China, a rede social poderia atender a demanda do mercado de imagens, que surgia devido à crise do Instagram com seus usuários.
Ainda que mais informações não tenham sido divulgadas sobre essa suposta rede social, é visível que o TikTok está de olho na insatisfação dos usuários do Instagram. Agora, com o lançamento do Modo Foto, o app parece tentar dar um passo para chamar a atenção desse público e, quem sabe assim, abrir um novo capítulo na disputa travada entre as duas gigantes.