Ciência Jovem 2024 premia 25 projetos nacionais e internacionais Feira celebra 30 anos de incentivo à ciência, reunindo projetos de estudantes do Brasil e do exterior.
Feira celebra 30 anos de incentivo à ciência, reunindo projetos de estudantes do Brasil e do exterior.
A 30ª edição da Ciência Jovem, que encerrou na última quarta-feira (4), destaca mais uma vez o potencial da juventude científica. Em três dias de Feira, foram apresentados mais de 270 projetos nacionais e internacionais. Desses, 25 foram premiados durante a cerimônia de encerramento, que contou com a apresentação do Maestro Spok e da Orquestra Criança Cidadã, além da performance do cantor Carlos Filho, que emocionou o público ao interpretar o hino de Pernambuco. O evento, que aconteceu no auditório do Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife, teve a presença da vice-governadora do Estado, Priscila Krause, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco em exercício, Teresa Maciel.
Na ocasião, a vice-governadora Priscila Krause destacou a importância da feira, mencionando a participação ativa dos professores, que estimulam a curiosidade científica dos alunos da rede pública. Ela também ressaltou que os estudantes têm se mostrado cada vez mais capazes de identificar problemas e apresentar soluções inovadoras nas mais variadas áreas. “A feira reforça o compromisso da gestão da governadora Raquel Lyra de fomentar a inovação, o conhecimento e a formação de novos cientistas”, afirmou a gestora.
Para a secretária de CTI em exercício, o evento é uma demonstração da importância da popularização da ciência. “A Feira representa para Pernambuco o quanto a ciência pode promover inovação, conhecimento e avanços para o nosso Estado, com um grande impacto na formação dos nossos jovens”, afirmou Teresa Maciel. “Com edições cada vez mais dinâmicas e participativas, a Ciência Jovem segue sendo um palco fundamental para o desenvolvimento da ciência jovem no país”, reforçou o diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes.
A edição deste ano, que aumentou o número de projetos selecionados, fortaleceu o compromisso do Estado com o incentivo à educação desde a infância. “Os alunos adoraram participar, se sentiram acolhidos e, apesar de alguns imprevistos, toda a organização conseguiu contornar as situações com eficiência”, destacou o professor da rede estadual de Pernambuco, Luiz Henrique.
A cerimônia de encerramento da Ciência Jovem também contou com a premiação dos projetos mais inovadores e criativos. Confira a lista dos projetos vencedores:
Descoberta Científica
1° – Pilha no lixo consciente: jogue pilha no latão e não no chão
2° – Vaso Biodegradável: refloresta do consciente
3° – Desconectando: Eu posso me reconectar
Francis Dupuis (Projetos Internacionais)
1° – Robot de Rescate para Vehículos Eléctricos (Carga Inalámbrica)
2° – Propuesta de Herramienta para Mejorar el Corte de Pitaya Stenocereus Griseus en la Mixteca Poblana
3° – Mejora de los Estándares de Calidad en el Procesamiento de Alimentos Preparados de la Cooperativa de la Esc. Sec. Gral. Belisario Domínguez
Incentivo à Pesquisa
1° – Incorporação da farinha do rejeito da uva em barras de cereais como acompanhamento nutricional
2° – Pílulas de Perigo: um estudo sobre automedicação de estudantes do Ensino Médio
3° – O impacto do uso de cigarros eletrônicos na saúde e comportamento dos adolescentes: uma análise longitudinal
Desenvolvimento Tecnológico
1° – Ecoembalagens de Fibra de Coco: Transformando a Matéria-Prima da Praia de Atalaia/SE em EcoEmbalagens Sustentáveis
2° – Ao sinal, saia de casa
3° – CODE 23: Desvendando os Caminhos da Hereditariedade
Educação Científica
1° – O Clube de Ciências enquanto instrumento da educação científico-tecnológica na escola: análise de produção sobre o reaproveitamento do resíduo manipueira
2° – Sustentabilidade gamificada no ensino de Química
3° – Acelerando na leitura e na escrita com emoções e sentimentos
Popularização da Ciência
1° – Sensor de nível de água: uma via para o monitoramento da caixa d’água com o Arduino
2° – Educação sobre fontes de energia renovável por meio de jogos educativos online
3° – Gestão de resíduos sólidos: caminhos para a construção de uma escola mais sustentável
Educação Especial
1° – Protagonismo e inclusão
2° – Sustentabilidade gamificada no ensino de Química
3° – O papercraft como ferramenta de inclusão para o estudo da morfologia animal
Voto Popular
1° – Impacto nas Olimpíadas do Conhecimento no desenvolvimento acadêmico (Incentivo)
Confederação do Equador
1° – Projeto Aqua: Oxente! Vou provar que foi aqui no bairro de Beberibe, em Recife-PE, onde tudo começou, visse!
2° – O Legado das Epidemias na Confederação do Equador: Estudo das Doenças e Impactos Sanitários
3° – Lideranças e ideologias da Confederação do Equador: Impactos na formação política do Brasil