Cirandas de Pernambuco: Uma Viagem Sonora da Cultura Popular que Alcança o Litoral ao Agreste

 Cirandas de Pernambuco: Uma Viagem Sonora da Cultura Popular que Alcança o Litoral ao Agreste

Foto: Divulgação

A riqueza da cultura popular pernambucana ganha destaque com o lançamento da coletânea “Cirandas de Pernambuco” pela Associação das Cirandas de Pernambuco. Este trabalho, composto por 15 faixas autorais, mergulha nas diversas vertentes da Ciranda, contando com a participação de mestres e mestras renomados, como Lia de Itamaracá, Elisete Souza e Noé da Ciranda. Em uma iniciativa para preservar a dança, a música, a história e a brincadeira dos cirandeiros, o projeto será lançado em três eventos gratuitos, abertos ao público, nas cidades de Recife, Chã de Alegria e Surubim.

A Ciranda, agora reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2021, expande seu alcance por meio dessa coletânea, que não apenas estará disponível em cópias físicas, mas também nas plataformas digitais. O projeto conta com o incentivo do Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.

Josivaldo Caboclo, presidente da Associação, destaca a diversidade presente no álbum. “A Ciranda é comunitária, não tem preconceito e todo mundo pode participar. Nesse trabalho os ouvintes vão poder conferir a ciranda do Litoral, da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do Agreste, percebendo as semelhanças e diferenças nos trabalhos de cada mestre, no brincar de cada região. Há sonoridades diferentes em cada território”, afirma.

O lançamento acontecerá em eventos marcantes. Na quinta-feira, dia 23 de novembro, a loja Passa Disco, que celebra seus 20 anos, será palco de uma noite de autógrafos com mestres e mestras das cirandas, além do projeto Som na Rural. O CD estará à venda por R$ 30.

A celebração continua no dia 9 de dezembro, em Chã de Alegria, e no dia 10 de dezembro, em Surubim, com eventos a partir das 19h e 16h, respectivamente. Além de oferecer momentos de diversão, a coletânea “Cirandas de Pernambuco” se torna um documento histórico acessível a pesquisadores da cultura popular, integrando-se à memória cultural do estado e servindo como ferramenta educacional nas escolas.

A realização da coletânea é fruto da parceria entre a Associação das Cirandas de Pernambuco e o apoio da Prefeitura de Surubim, Prefeitura de Chã de Alegria, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco.

ASSOCIAÇÃO DAS CIRANDAS DE PERNAMBUCO – A Associação das Cirandas de Pernambuco foi fundada em agosto de 2019. Com sede em Carpina (PE), trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos. A proposta é contribuir com a formação política dos militantes da cultura popular e seus seguimentos, com a profissionalização da Ciranda, com a execução de políticas públicas direcionadas à Ciranda, além de representar o seguimento junto a órgãos públicos e difundir a cultura da paz.

Serviço: Lançamentos da coletânea Cirandas de Pernambuco

Local: Recife. Loja Passa Disco, na Galeria Hora Center, Rua da Hora, bairro Espinheiro, nº 345.

Data: 23/11/23. Quinta-feira.

Hora: 19h

Local: Chã de Alegria. Em frente à Matriz.

Data: 09/12/23. Sábado

Hora: 19h

Local: Surubim. Em frente ao Memorial dos Severinos – Parque dos Mamulengos.

Data: 10/12/23. Domingo

Hora: 16h

Ficha técnica:

Realização: Josivaldo Caboclo e Ricco Serafim

Direção musical: Maciel Salú

Codireção musical: Henrique Albino

Assistente de direção musical: Rute Pajeú

Produção musical: Ricco Serafim, Adiel Luna e Maciel Salú

Arranjos de metais: Henrique Albino

Arranjos de percussões: Maciel Salú, Ricco Serafim, José Mário Freitas, João Paulo Rosa, Nino Alves

Músicos: Albérico Silva, Guilherme Otávio, Graciete Figueroa, Henrique Albino, João Paulo Rosa, José Mário Freitas, Larissa Michele, Nailson Vieira, Nino Alves, Romão Santos, Rosa Santos.

Vozes – Mestres(as): Lia de Itamaracá (Itamaracá), 2) Elisete Souza (Cabo de Santo Agostinho), 3) Cristina Andrade (Recife), 4) Hamilton Santana (Recife), 5) Sérgio da Imperial (Recife), 6) João Limoeiro (Carpina), 7) Zé Dias (Lagoa do Itaenga), 8) Josivaldo Caboclo (Lagoa do Itaenga), 9) Mestre Bi (Nazaré da Mata), 10) Anderson Miguel (Nazaré da Mata), 11) Noé da Ciranda (Surubim), 12) Irmãs Baracho: Severina e Dulce (Abreu e Lima), 13) Margareth Laurino (Goiana), 14) Mestre Canarinho (Aliança), e, 15) Mestre Carlos Antônio (Itaquitinga)

Coordenação geral: Josivaldo Caboclo

Produção executiva: Joana D’Arc Ribeiro

Parceria: Associação das Cirandas de Pernambuco

Local de pré-produção: Casa Carapina (Carpina|PE) e Teatro Apolo (Recife | PE)

Estúdio de gravação, mixagem e masterização: Estúdio Carranca (Recife| PE)

Técnico de gravação, mixagem e masterização: Vinícius Aquino

Fotografia: Ashlley Melo e Nilton Pereira

Projeto gráfico: Juliana Rezende

Motion design: Lucas Diz

Prensagem e impressão: MCK Discos

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *