Com 50 km de extensão na cidade, BR-104 atravessa 13 bairros de Caruaru e é importante para a economia local, aponta estudo

 Com 50 km de extensão na cidade, BR-104 atravessa 13 bairros de Caruaru e é importante para a economia local, aponta estudo

BR-104 em um dos trechos que passam por Caruaru — Foto: PRF

A BR-104, que interliga os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, tem quase 50 km de extensão na área territorial de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e é um ponto importante para a economia da cidade. Foi o que apontou um estudo realizado pela gestão do município.

A rodovia federal é a principal rota do Polo de Confecções, envolvendo Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, e atravessa 13 bairros da Capital do Agreste.

De acordo com o estudo da prefeitura, o bairro Boa Vista atualmente tem 2,1 mil empresas instaladas e conta com 34.722 habitantes. O local representa a terceira maior renda domiciliar de Caruaru, chegando a R$ 34,6 milhões, e conta com empreendimentos dos gêneros alimentícios, de serviços, da confecção – “todos elas dispondo da boa trafegabilidade oferecida pela BR-104”.

Às margens da rodovia, em Caruaru, há hotéis, postos de combustíveis, restaurantes e oficinas. “Por lá, os circulantes também encontram grandes redes de supermercado, de materiais de construção, de concessionárias, todas juntas, fortalecendo ainda mais o comércio local”, conforme apontou a prefeitura.

O estudo ainda destacou que além de empreendimentos do comércio, serviços e da indústria, às margens da BR-104, “também se encontram vários equipamentos que têm propiciado o crescimento da economia caruaruense”. Dentre eles, o Armazém da Criatividade e o Porto Digital, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) e a Universidade de Pernambuco (UPE), além do Hospital Mestre Vitalino, do Detran e da 3ª Vara do Trabalho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho, o estudo realizado veio reforçar ainda mais a importância da BR-104 para o setor financeiro da cidade. “Por sua localização, trafegabilidade e estrutura física, ela tem sido imprescindível para manutenção e chegada de novos investimentos na nossa cidade. Sem dúvidas, uma das grandes aliadas de Caruaru em termos socioeconômico”, avaliou.

*Do G1

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *