COMO FAZER EXERCÍCIOS MESMO SEM TER MUITO TEMPO: 5 DICAS EFICIENTES

Larissa Lima
Todo mundo sabe que independe do objetivo ser saúde, performance ou estática a prática de exercícios é recomendada para praticamente toda a população. Assim, para ser considerada uma pessoa ativa, de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva os adultos
devem fazer pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana, ou 30 a 60 minutos por dia de exercício de intensidade moderada (cinco dias por semana) ou 20 a 60 minutos por dia de exercício de intensidade vigorosa (três dias por semana).
Mas aí vem a desculpa mais ouvidas pelos profissionais de saúde: “Eu não tenho tempo para fazer exercícios!”
Você pode até não gostar de fazer exercícios, não ter condições para investir em uma academia ou em um profissional, mas se você realmente quiser começar, tempo você tem!
Acontece que você pode não está conseguindo organizar a sua rotina e encontrar esse horário que está escondido na sua agenda, e é nisso que eu vou te ajudar.
1. Acordar mais cedo
Pra quem não tem costume, isso pode até ser uma tortura, mas uma das opções para incluir o exercício na sua rotina é acordar uma horinha mais cedo e se programar para o seu treino.
Defina qual modalidade você consegue incluir nesse horário, estipule uma meta de frequência inicial possível de ser seguida (ex.: 3 vezes por semana) e para evitar que o bicho preguiça te pegue logo cedo já deixe a sua roupa separada no dia anterior.
2. Horário do almoço
Agora se você realmente não quer abrir mão de uma horinha do seu sono, a opção é tentar praticar seus exercícios na hora do almoço. Hoje em dia existem academias, clubes e box de treino em quase todos os locais, procure um local próximo ao seu trabalho / faculdade. Outras
vantagens é que normalmente as academias fazem planos promocionais nesse horário e a quantidade de alunos dentro no estabelecimento é menor do que nos outros momentos do dia. Assim você consegue dar conta rapidinho do seu treino e ainda economiza.
3. Após o trabalho
Chegar em casa cansado (a), se jogar no sofá e abrir as redes sociais ou ligar a TV faz parte da rotina de muita gente. Se você quer incluir os preciosos exercícios na sua rotina outra opção é mudar o hábito de ir para a casa, e mesmo sentindo-se cansado, direcionar esse horário do dia para o seu treino. Inicialmente você pode até achar que não vai dar contar, principalmente se você tem uma rotina de trabalho cansativa, mas aos poucos você ate vai perceber que a sua disposição e rendimento no trabalho vão melhorar.
4. Final de semana
Não sei quem foi o fulano que criou a ideia de que os finais de semana são feitos para o descanso, mas se você tirar essa crença da sua cabecinha, fazer exercícios nesses dias não vai te matar. Essa estratégia é interessante pra quem realmente tem uma semana muito cheia, pra quem gosta de fazer exercícios a ar livre (não que nas outras dicas não caibam os exercícios ao ar livre, mas normalmente as pessoa investem nessas modalidades nos finais de semana) ou até mesmo pra quem treina em locais que abrem nos finais de semana, o que hoje em dia está se tornando uma tendência justamente porque as pessoas tem mais tempo nesses dias. Aproveite e estimule seus amigos e familiares para entrarem na onda com você e te acompanharem no treino.
5. Treina em casa
Sim, essa é a estratégia que não tem como não funcionar. É impossível que alguém não tenha 20 minutos do dia dentro da própria casa para se movimentar. E você lembra que eu escrevi lá em cima sobre as recomendações para ser considerada uma pessoa ativa? Pois é treinos de 20 minutos, feitos com o próprio peso do corpo dão resultados tanto para a saúde como para o emagrecimento (exemplo é o meu programa de treino em casa operação barriga chadapa).
Nesse caso, por não ter a “obrigação” de se direcionar para um ambiente de treino, você vai precisar de um pouco mais de disciplina.
Dica bônus: Treinos rápidos
Essa dica cabe em todas as citadas anteriormente. Muitas pessoas acham que para começar a fazer exercícios precisa passar horas correndo ou na academia. Se você é uma pessoa com pouco tempo, use as dicas acima associadas a essa dica bônus e invista em treinos curtos e eficientes de acordo com o seu objetivo. Agora você só continua preso (a) na caixinha do sedentarismo se você quiser!
Por Larissa Lima (@larissalima.oficial). Personal trainer, nutricionista e coach de emagrecimento. Criadora do projeto EmagreGAME: Emagrecimento, mudança de hábitos e autoestima gerados em um game.