Como garantir a segurança em escolas particulares?

Segurança privada
A segurança em escolas privadas é uma questão primordial. E envolve o trabalho dos colaboradores e a aprendizagem dos alunos. Por isso, faz-se necessário que as instituições garantam segurança e promovam ações de prevenção que assegurem a proteção do local e de seus frequentadores.
Um estudo conduzido pelo Instituto para Economia e Paz, que investigou 163 países em 2017, avaliou a pacificação no mundo. Com base nos dados divulgados, é possível notar que a violência no Brasil é um assunto sério. O âmbito educacional também faz parte disso.
Dessa forma, é de extrema importância contar com um planejamento estratégico, sistemas de monitoramento e profissionais especializados em escolas. Para realizar o serviço, uma empresa de segurança privada é a melhor opção.
Responsabilidade civil das escolas
Bom, primeiramente, o que seria responsabilidade civil? A responsabilidade civil é a obrigação de reparar um dano que um indivíduo causa a outro. Portanto, as escolas particulares são responsáveis pelas consequências que suas atividades provocam tanto nos alunos, quanto nos pais.
Resumindo, uma instituição educacional privada assume responsabilidades civis ao prestar seus serviços. Portanto, deve dispor de uma estrutura com condições para favorecer o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
É fundamental, dessa forma, que a gestão preze pela segurança e integridade de seus educandos, assim como assegure a vigilância e a preservação do local.
Trace um diagnóstico de segurança
Para o colégio obter segurança, mesmo que seja por meio de serviços terceirizados, é necessário realizar um diagnóstico. A análise deve considerar os riscos passíveis do local. A partir de então, é possível criar um plano de segurança efetivo, objetivando minimizar as ameaças e pontos vulneráveis.
No estudo, devem ser avaliados pontos como: localização da escola, perfil dos alunos e porcentagem da criminalidade no bairro. Controles de acesso, câmeras de vigilância e procedimentos de segurança são itens importantes também.
Segurança privada em escolas: vale a pena?
A segurança privada está presente fortemente na sociedade. É comum em empresas, condomínios, restaurantes No setor educacional, também pode ser uma grande solução. A contratação de uma empresa terceirizada de segurança traz diversos benefícios, como profissionais treinados, equipamentos eficientes e, claro, mais tranquilidade.
O controle do fluxo de entradas e saídas da escola, exemplificando, é um aspecto que demanda atenção para lidar com determinadas situações. A produtividade de professores e alunos, entretanto, será maior, visto que irão se sentir mais seguros. O conjunto de medidas e ações que uma empresa de segurança oferece são valiosas para uma escola de ensino particular.