Confira a entrevista da dentista Dra. Ádila Araújo

 Confira a entrevista da dentista Dra. Ádila Araújo

Dra. Ádila Araújo

Dentista, empreendedora. Nesta primeira entrevista, de uma série de bate-papos que a PE NEWS fará com o propósito de divulgar os principais profissionais que se destacam nas 30 maiores cidades do estado de Pernambuco, a nossa entrevistada é a dentista Ádila Araújo, especialista em estética, Pós Graduada em Dentísta ( Estética ),Harmonização Orofacial e Ortondotia . Dra. Ádila Araújo, que atua há mais de 5 anos na odontologia e é cirurgiã-dentista, enxergou em sua profissão a possibilidade de ajudar pessoas e encontrou a receita para sedimentar um negócio de sucesso e credibilidade na capital pernambucana. 
 

Confira a entrevista na íntegra:
 

PE NEWS- O que lhe motivou a escolher odontologia como profissão? 

Àdila- Sempre fui apaixonada pela odontologia. Desde pequena já brincava de consultório odontológico com minhas bonecas. Lembro-me que minha mãe ficava brava comigo pois “lambuzava” a boca das bonecas com suco concentrado e dizia que era flúor.

PE NEWS- Qual a importância da escovação de dentes após as refeições?

Ádila- A escovação após as refeições é importante pois a escova auxilia na remoção dos resíduos alimentares que ficam sedimentados na boca. Prevenindo assim a cárie e doenças periodontais. Deve-se ressaltar que essa escovação deve ser feita 30min após a ingestão do alimento, ou seja, este é o tempo que leva para que a saliva aja e neutralize o ph da cavidade oral, que se torna mais ácido pós ingestão de bebidas e comidas. Mas como as bactérias levam 15 minutos parta entrar em ação, recomenda-se que o paciente faça um bochecho com água logo após as refeições, estimulando a produção salivar e promovendo uma limpeza superficial antes da escovação.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

PE NEWS-Quais são as consequências negativas caso não ocorra a higiene bucal após as refeições? 

Ádila- A má higienização pode levar a problemas bucais como cáries, problemas na gengiva e periodonto (tecido que circunda e sustenta o dente). Por consequência estes problemas instalados podem levar a uma diminuição da qualidade de vida do indivíduo.PE NEWS- Existe algum alimento que propicie o desenvolvimento da cárie?

Ádila- Sim, os alimentos  mais cariogênicos ( aqueles que provocam cáries) são os carboidratos fermentáveis (açúcares). Eles são responsáveis pela formação do ácido utilizado pelas bactérias formadoras da cárie, o principal é a sacarose(açúcar refinado)
encontrado em balas, doces, chocolates, mel, biscoitos, etc..


PE NEWS- O mau-hálito tem a ver com a alimentação?

Ádila- O alimento ingerido não é o causador do  mau hálito ou halitose, e, sim, a má higienização pós a ingestão dos mesmos. Portanto, quando nos alimentamos precisamos realizar a higiene correta da cavidade bucal. O mau hálito não é uma doença e, sim, um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, onde devemos identificar e tratar. Estudos mais recentes mostram que 90-95% dos casos tem origem bucal, e 5-10% origem extra bucal.

PE NEWS- Com qual frequência deve-se visitar o dentista?

Ádila- Devemos visitar o dentista no mínimo de 4 em 4 meses. Com essa frequência, nós profissionais da odontologia – somos capazes detectar qualquer alteração em cavidade bucal de forma inicial ou evitarmos o avanço de alguma patologia já instalada. Mas a melhor maneira é a prevenção através de procedimentos profiláticos.

 

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa


PE NEWS- Quais são os maiores problemas de saúde bucal hoje?

Ádila- Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira  está a gengivite, que quando não tratada pode evoluir para uma periodontite. Hoje menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm gengivas totalmente saudáveis.

PE NEWS- Tem alguma história que te marcou durante sua trajetória profissional?

Ádila-  Muitas histórias marcaram a minha vida. Dessa forma, seria difícil citar apenas uma. Mas a minha principal convicção como profissional da área odontológica é que devolver um sorriso não tem preço. Perceber que somos capazes de trazer a autoestima do indivíduo de volta e uma mastigação correta é realmente muito gratificante. Todos os sorrisos dos pacientes me levam a crer que não errei quando escolhi a odontologia como profissão.


PE NEWS- O sorriso é a expressão máxima da felicidade. Qual sua opinião sobre esses tratamento estéticos?

Ádila- Atualmente a odontologia aliou em seus tratamentos, além do benefício de resolver e tratar os problemas bucais, o benefício da estética. Os dentistas especializados em odontologia estética, com as técnicas e materiais atuais aliado ao conhecimento são capazes de transformar os dentes, alterando seus formatos, cores , posicionamento e até mesmo substituí-los quando os mesmos forem perdidos, mantendo ou devolvendo para o paciente um sorriso harmônico e com aparência natural.

PE NEWS- Qual a diferença entre clareamento caseiro e a laser?

Ádila- Clareamento caseiro é aquele cuja o processo se dá com a confecção de moldeiras de acetato e a utilização de um gel clareador de baixa concentração onde o indivíduo irá utilizar em casa de forma contínua por um período diário de 4-8hs e duração de 15-20 dias. Já o clareamento a laser se dá no consultório através de um gel clareador de alta concentração e uma aplicação de laser ou outra luz fria de alta intensidade por um curto período de tempo. Este tratamento é rápido pois consiste em 3 sessões de mais ou menos 1 hora de duração cada.


PE NEWS- Qual a sua mensagem para os estudantes de graduação em odontologia?

Àdila- Estudem e se dediquem com amor. O que eles aprendem hoje na faculdade será levado para uma vida inteira. E, com certeza, juntando estas duas palavras o sucesso será apenas uma consequência.

Entrevistada por Robson Ouro Preto.

Edição: Geibson Almeida

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *