Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Confira como será a volta às aulas presenciais nas universidades públicas de Pernambuco em 2022

Publicado

em

Somente a Universidade de Pernambuco (UPE) ainda não definiu como será o calendário letivo. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) se pronunciaram sobre o assunto.

UFPE 

Atualmente, a UFPE funciona no formato híbrido, a depender da natureza da atividade. No semestre 2021.2, que começa no dia 31 de janeiro de 2022 e se encerra em 28 de maio, as disciplinas são ofertadas em três formatos:

  • Com ao menos, 70% de atividade presencial (tanto nas disciplinas práticas quanto nas teóricas) e até 30% de carga horária remota gravada;
  • Excepcionalmente no formato remoto (para os componentes curriculares, excluídas as práticas profissionais);
  • Exclusivamente presencial (no caso das práticas profissionais).

Em casos excepcionais, segundo a universidade, podem ser ofertadas aulas remotas (ao vivo e gravadas). Essa possibilidade deve passar pela aprovação dos colegiados de curso e ser devidamente justificada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Nesses casos, pode-se ofertar aulas com ensino remoto e presencial simultaneamente.

As aulas do semestre 2022.1 estão previstas para começar no dia 20 de junho de 2022, para todos os cursos presenciais e a distância. A carga horária de cada aula será de 60 minutos, tanto para cursos diurnos quanto noturnos. Os sábados podem ser considerados dias letivos para reposição de aulas.

UFRPE

Assim como a UFPE, a UFRPE funciona em formato híbrido. O semestre 2021.2 começa no dia 14 de janeiro e termina em 27 de maio de 2022. Segundo a universidade, todos os espaços dos campi estarão em funcionamento, com oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação.

A previsão é de que, para o semestre 2022.1, esse percentual seja elevado a 100%. Esse semestre vai de 27 de junho a 8 de outubro de 2022. As atividades no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), podem ocorrer de forma presencial a partir de 1º de março de 2022.

IFPE

O IFPE informou que vai retomar 100% das atividades de ensino no formato presencial no semestre 2022.1. “Adotaremos os protocolos já aprovados pelo Comitê Emergencial do IFPE e outros protocolos adotados pelas autoridades sanitárias locais”, afirmou o instituto.

Univasf

A Univasf informou que adotou, em agosto deste ano, o Plano Gradual de Retomada das Atividades Presenciais. As atividades letivas da graduação ocorrem de maneira híbrida durante os períodos de 2021.1, que vai até 21 de abril de 2022, e durante 2021.2, que ainda não começou.

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop