Nos siga nas redes sociais

Esportes

CREF12/PE cobra calendário para reabertura de academias e similares

Para o Conselho é imprescindível entender o momento de cada região ou cidade, para que se defina datas e até autorizar a reabertura em alguns municípios pernambucanos

Publicado

em

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) cobra do Governo de Pernambuco e das Prefeituras, a reabertura ou, pelo menos, um plano com datas para a volta do funcionamento dos parques, praias, estúdios, academias e similares, com segurança e seguindo as orientações do CREF e da Associação das Academias do Brasil (ACAD).  “O Exercício Físico orientado é essencial à vida e à saúde física e mental. Em Santa Catarina, a Lei Estadual nº 17941/ 2020 reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população. Apesar de solicitarmos o mesmo em Pernambuco não soubemos de nenhuma ação nesse sentido,” destaca o professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do CREF12/PE.

Uma das maiores preocupações do CREF12/PE, é com toda  sociedade, que carece da volta das atividades orientadas e da forma presencial, dos Profissionais de Educação, que precisam retomar, ao menos de forma gradual, suas rotinas de trabalho e com os proprietários de academia e similares, que necessitam desenvolver toda logística de estrutura e fiscal na retomada das atividades. O CREF12/PE ainda se coloca a disposição no auxílio das orientações voltadas ao setor, inclusive já formatou um documento com diversas sugestões para uma reabertura segura para os Profissionais e alunos dentro das academias.

No Brasil algumas cidades já vivem a realidade da retomada das atividades  “Existem cidades em nosso país que possuem um baixo número de casos de coronavírus, somado a um alto número de leitos disponíveis nas UTIs. Por conta do quadro de estabilidade nestes municípios, o funcionamento das academias está sendo liberado,” destaca Gustavo Borges, presidente da Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil e dono de quatro medalhas olímpicas na natação.

Ainda sobre a importância de manter os espaços funcionando, o Professor Lúcio Beltrão ressalta que atividade física é sempre preventiva “Os exercícios físicos orientados podem ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade, especialmente em tempos de coronavírus. Ele atua nos processos hormonais, metabólicos e inflamatórios do corpo, promove gasto energético maior, diminuição do percentual de gordura, do colesterol,  aumento da massa muscular, diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além de todos os benefícios psicológicos que a frenquência da atividade traz a saúde mental das pessoas”

Para o CREF12/PE é imprescindível entender o momento de cada região ou cidade, mas é possível definir datas e até autorizar a reabertura em alguns municípios pernambucanos, seguindo os protocolos sugeridos pelo CREF e ACAD. O CREF reforça ainda que é preciso deixar muito claro que as academias e similares não são locais perigosos. Muito pelo contrário. Nestes locais existem Profissionais de Educação Física (CBO 2441-40) que são preparados para cuidar de pessoas. Academias e similares podem ser locais de lazer e hobby para muitas pessoas, mas são especialmente locais de SAÚDE, bem-estar e qualidade de vida; combatem o sedentarismo, obesidade e diversas doenças crônicas e coronarianas, que são as principais causas de mortes pela COVID-19.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *