Críticas de ex-presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves reforçam apelo por renovação na OAB-PE Advogado critica gestão atual e defende mudança na Ordem dos Advogados de Pernambuco
Advogado critica gestão atual e defende mudança na Ordem dos Advogados de Pernambuco
Nesta quarta-feira (25), o advogado Pedro Henrique Reynaldo Alves, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), publicou um artigo de opinião no jornal Diário de Pernambuco, em que tece duras críticas à atual gestão da Ordem. Com referências ao clássico literário O Leopardo, de Tomasi di Lampedusa, Pedro Henrique levanta questões sobre a perda de prestígio da instituição e a necessidade de uma urgente renovação na OAB-PE.
No texto, o ex-presidente faz um paralelo entre o declínio da aristocracia siciliana, descrito no romance, e a atual situação da OAB-PE. Ele relembra os tempos de luta para mudar a OAB-PE, ao lado de colegas e sob a então liderança de Jayme Asfora. O advogado argumenta que o panorama atual é preocupante e crítica o que vê como uma transformação da OAB-PE em um “mero clube de serviços”, focado em assistencialismo e afastado de seu papel institucional de defesa dos direitos dos advogados e da sociedade.
Em um dos trechos mais contundentes, Pedro Henrique Reynaldo Alves fala sobre a postura dos atuais ‘Leopardos’ da OAB. “[Eles] possuem grande vocação para o garbo e se mostram sempre fotogênicos nos salões e eventos sociais. Já no cumprimento de seus deveres de defesa das prerrogativas dos advogados, eles rugem como leões para cabos e soldados, enquanto miam como gatinhos para juízes e desembargadores”, diz o ex-presidente da OAB-PE.
Além de Pedro Henrique, outras vozes dentro da própria instituição têm demonstrado insatisfação com o rumo que a OAB-PE tem tomado. Membros e ex-membros do grupo que está há quase 16 anos na gestão também sugerem que a Ordem perdeu parte de sua força moral e política.
Em sua conta na rede social Instagram (@_pedrohralves), o ex-presidente da Ordem compartilhou o artigo de opinião e acrescentou que “os egos e vaidades ocuparam espaços onde antes estavam a coragem e o idealismo”. Ele conclui pedindo “renovação na OAB-PE, já”.
A publicação do artigo de Pedro Henrique Reynaldo Alves teve uma rápida repercussão nas redes sociais, circulando amplamente entre advogados e membros da OAB-PE. O texto caiu como uma bomba no grupo da atual vice-presidente da Ordem e pré-candidata à presidência, Ingrid Zanella.
O teor das críticas, especialmente sobre o distanciamento da instituição de suas funções essenciais e a acusação de omissão diante de abusos, gerou debates acalorados. O episódio aumentou a pressão sobre a atual gestão, que já vem
sofrendo com a debandada de antigos aliados e com a consolidação do pré-candidato da oposição, sob a liderança do advogado previdenciário Almir Reis. O pré-candidato, aliás, vem conquistando novos apoios a cada dia que passa e é, cada vez mais, considerado por muitos como o novo rosto favorito para comandar a OAB-PE.