Descubra Garanhuns: A Cidade nas Colinas com Atrações Únicas

Conheça as belezas e peculiaridades dessa cidade no Planalto da Borborema, onde a temperatura amena contrasta com as típicas paisagens nordestinas.
 Descubra Garanhuns: A Cidade nas Colinas com Atrações Únicas

Foto: Reprodução

Situada no coração de Pernambuco, onde as praias dão lugar a colinas e temperaturas amenas, Garanhuns revela-se como um tesouro turístico único na região Nordeste. A cidade, distante 230 km de Recife, não apenas surpreende com sua localização geográfica – a 896 metros acima do nível do mar, no Planalto da Borborema – mas também encanta com sua atmosfera de “cidade de inverno”.

As sete colinas que compõem a topografia de Garanhuns – Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo – conferem-lhe um clima singular, comparável a destinos tradicionais de inverno, como Campos do Jordão (SP). Além disso, a cidade repousa sobre uma reserva hidromineral, abrigando diversas fontes de água mineral.

Garanhuns, longe dos estereótipos das praias e calor intenso associados ao Nordeste, revela-se como um destino turístico multifacetado. Suas atrações incluem desde santuários e cachoeiras até parques e praças, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Veja as atrações turísticas de Garanhuns:

Alto Columinho
Um santuário dedicado à São Cristóvão, com duas paredes perpendiculares de tijolos vazados, fica sobre uma das sete colinas de Garanhuns.
No caminho percorrido até o santuário, percorre-se uma via sacra com as quinze estações. Do alto, visualiza-se a beleza da paisagem da cidade e o Alto do Magano.

Bica do Timbó
Uma bica formada pelas águas de uma nascente conhecida como “Grota do Timbó” fica a 30,7 km da sede da cidade. Tem cerca de 1,5 metro de altura e é usada para banhos.

Casa de farinha do Castainho
Nesta casa encontram os objetos utilizados para o fabrico de farinha de maneira artesanal. Uma caixa de madeira, chamada de “cevador”, a prensa, o rodeto e o forno em formato circular de alvenaria e o rodo, usado para mexer a farinha são os principais “equipamentos”.

Castelo de João Capão
Construído por um trabalhador que ambicionava morar num castelo medieval, o castelo de João Capão fica à margem da BR-423, com entrada ao lado do Posto Nogueirão. Durante o “Festival de Inverno” o castelo transforma-se em restaurante.

Cachoeira de Inhumas
Distante 300 metros da barragem, a cachoeira tem três quedas. A primeira tem cerca de 3 metros, a segunda tem 1,5m e a terceira tem cerca de 15 metros. O trecho superior da cachoeira, onde há piscinas naturais, é balneável.

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
Construção do século 19, o centro cultural é um exemplar da arquitetura inglesa. Tem características semelhantes às edificações da rede ferroviária.
Sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido. Do terraço do prédio é possível avistar o trem.
A construção foi restaurada pelo prefeito Luís Souto Dourado e transformada, em 1979, em centro cultural. Tem espaço para teatro, sala de história da imprensa, museu, sala de memória, casa do artesão e galeria de artes.

Cristo do Magano
Em 1954, uma imagem de Cristo crucificado, com quatro metros de altura, foi esculpida pelo artista Renato Pantaleão. Fica a 1.030 metros de altitude, sobre um mirante em forma de fortaleza de pedra.

Espaço Cultural Luis Jardim
O espaço é uma homenagem ao poeta, escritor, jornalista e pintor. Fica na avenida Santo Antônio. Reúne a história de Garanhuns.

Fonte Luminosa
Localizada na praça Souto Filho, tem canteiros floridos e arborização acolhedora. No final da tarde, os pássaros passam pela fonte e acolhem nas palmeiras imperiais.

Igreja do Timbó
A igreja do Timbó é a mais antiga de Garanhuns. Sua construção está associada a uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth, que teria sido trazida da Bahia por um negro escravo fugido do cativeiro, entre 1650 e 1700.
O escravo teria se juntado a outras famílias negras para erguerem a pequena igreja, em homenagem a Santa.
A igreja do Timbó foi construída num plano elevado em tijolo artesanal. No altar-mor há apenas um santuário em tijolo rebocado com a imagem de Nossa Senhora de Nazareth.

Igreja Matriz de Santo Antônio
A igreja terminou de ser construída em 1859, mas foi reconstruída em 1872. Sua fachada tem cinco portas em madeira com arcaduras de massa e elementos decorativos em massa. Há duas janelas à altura do coro, dois óculos com vitrais e torre quadrangular com um campanário. No alto fica a imagem de Santo Antônio -esculpida em concreto por João Bina, artista de Quipapá.

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Construída entre 1957 e 1962 teve projeto arquitetônico do engenheiro Albert Reithler e de Pierre Reithler. Para ser erguida, houve participação do povo, que contribuiu com doações de material de construção.
Foi inaugurada oficialmente no dia 8 de dezembro de 1962, quando a torre, calçada e o piso estavam prontos. Depois da inauguração, os trabalhos de acabamento continuaram.
A torre sineira foi construída na década de 70 e fica na parte externa da igreja. Uma imagem de Santo Afonso adorna a igreja. Nos altares há painéis com azulejos e crucifixo com a imagem de Cristo.

Monumento do Ypiranga
Também chamado de “pirulito”, tem forma de obelisco. A obra foi feita para comemorar a independência do Brasil. Fica no alto da Boa Vista.

Mosteiro de São Bento
A construção, que data de 1940, foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos. Árvores grandes, como pinheiros e flamboyant, ficam em volta do mosteiro. Uma cruz em relevo numa grande torre na entrada chama a atenção. Tem claustro, cripta e uma capela moderna.
A capela, os vitrais e um painel que faz alusão ao apocalipse são obras do paulista Cláudio Patos.
O Mosteiro funciona como escola de formação de monges e fabrica hóstias. Há também uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate e ameixas.

Parque Euclides Dourado
Cheio de eucaliptos, a área tem cerca de oito hectares. O centro desportivo tem piscinas, quadras, pista de cooper e aluga bicicletas. Abriga também a biblioteca municipal Luís Jardim. Está sendo reformado para receber ciclovia, pista de bicicross, rampa de skate, playground, área para piqueniques, lago para pedalinhos, equipamentos de ginástica e replantio de 2.100 mudas de eucaliptos.

Parque Ruber van der Linden
O parque foi montado onde ficava a companhia de abastecimento de água e luz de Garanhuns, administrada pelo engenheiro Ruber van der Linden.
Foi reformado em 1994 e atualmente é um parque arborizado, com flores raras, lagos, fontes de água, grutas e pássaros.

Povoado do Castainho
Esta é uma comunidade negra remanescente do Quilombo dos Palmares. A área é explorada pelos membros da comunidade, que plantam milho, feijão, mandioca e fruteiras.
As 183 famílias, que moram em casas de taipa ou alvenaria, preservam as tradições culturais, costumes e a experiência de trabalho coletivo. Produzem farinha, goma e puba de mandioca.
Para resgatar a tradição cultural mantêm a dança “samba de coco” e a festa “Mãe Preta”. No “Festival de Inverno” o povoado recebe apresentações.

Praça Souto Filho
Por sua localização e dimensão, a praça é muito frequentada pela população local e por visitantes. É calçada com lajotas de ardósia, tem canteiros floridos e uma fonte luminosa.

Praça Dom Moura
A praça é grande e arborizada. Além dos canteiros floridos, tem no centro um carramanchão, com colunas de cimento em uma base arredondada, semelhante a um palco romano.

Praça da Bandeira
Canteiros floridos e árvores de médio e grande porte dão graça à praça. No centro, há um carramanchão de buganville, construído em cimento.

Praça Tavares Correia
Por ser florida e gramada, a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o “Relógio de Flores”. Há também um busto de bronze de Tavares Correia, conhecido como o “descobridor de Garanhuns”.

Relógio de Flores
Construído em 1979 na praça Tavares Correia, é o único no Norte e Nordeste. Tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo. Os números são feitos com plantas e flores.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *