Descubra se seu investimento gera lucro
Muitos investidores, especialmente aqueles que estão iniciando sua trajetória no mercado financeiro, acabam confundindo os conceitos de rentabilidade e lucratividade.
Um dos vieses que mais acometem esses investidores é o viés da ganância. Ou seja, quanto maior a promessa de rentabilidade, mais atrativa parece ser a aplicação. Fator que leva muitas pessoas a desconsiderarem os riscos de suas escolhas.
É muito importante rememorar que, no mercado de renda variável, promessas com base em resultados passados não garantem resultados futuros.
Por isso, o conhecimento é a ferramenta que vai te permitir fazer boas escolhas.
Mas qual é a diferença entre rentabilidade e lucratividade para que possamos acompanhar os resultados da carteira?
A rentabilidade de um investimento é aquela que considera a performance, descontando impostos e taxas das operações.
No entanto, existe um equívoco ao subestimar os efeitos da inflação e seus impactos no consumo de valor desses recursos financeiros, especialmente em projetos de longo prazo.
(Entenda inflação como o aumento generalizado nos preços. Ao tornar tudo mais caro, o dinheiro vai perdendo valor ao longo do tempo).
Certo, mas como calcular a rentabilidade real do investimento e saber se gera lucro?
É simples, basta descontar a inflação. No entanto, quando se trata de juros compostos, não é possível subtrair a taxa de inflação diretamente para obter o resultado.
Mas vou te apresentar uma fórmula simples para que você possa descobrir se seu investimento é, de fato, lucrativo:
O juro real ou rentabilidade real de um investimento será igual ao juro nominal (total) dividido pela taxa de inflação do período.
Para simplificar, vamos ao exemplo:
Caso você invista R$15 mil em um ano, e alcance um rendimento nominal (total) de 8%. Neste mesmo período, considere que a inflação foi de 3%. Aplicando os dados na fórmula temos:
- 1 + taxa real = 1,08 ÷ 1,03
- 1 + taxa real = 1,04
- Taxa real = 1,048 – 1
- Taxa real = 0,048 ou 4,8%
Viu como é mais simples do que parece?
Espero ter te ajudado a acompanhar a lucratividade de suas aplicações.
Vamos que vamos!
Arthur Lemos