Nos siga nas redes sociais

Colunas

Dresscode para Home Office e Reuniões Virtuais – Porque se preocupar?

Coluna Danielle Janguiê

Publicado

em

Danielle Janguiê

Com a chegada da pandemia tivemos uma alteração no cenário mundial que afetou diretamente todos os setores. A moda, por ser cíclica e dinâmica, tende a se adaptar às diversas situações ditando as tendências mais atuais. Um ponto em que falamos muito é o DressCode (ou código de vestimenta) que vem sendo modificado e adaptado nesse novo cenário virtual.

Entendemos que a vestimenta é a primeira mensagem que é passada, a mensagem não-verbal. Mas o que tudo isso tem a ver com a moda e do DressCode? TUDO. Com a pandemia ficamos obrigados a nos isolar socialmente, e nos aproximar virtualmente,  participando de reuniões,  lives e conferências via plataformas digitais.

Infelizmente nem todo mundo está preparado para a aparição no mundo virtual, algumas vezes deixando desproporcional a imagem virtual à que sempre passou de forma presencial. Temos que entender que a sessão virtual é como se presencial fosse. E as pessoas não estão preparadas. Mas porque se preocupar com a vestimenta em uma reunião virtual? Exatamente pelo mesmo motivo que nos preocupamos com a presencial. Com exceção do sapato, há algumas dicas que podemos utilizar para não fazer feio na hora de participar de uma reunião, ou mesmo uma live. Atento para o caso do repórter que estava em quarentena e foi chamado “ao vivo”  na CNN americana e estava vestido apenas da cintura pra cima, sendo que a câmera capturou suas pernas.

Observe que a câmera captura do pescoço pra cima. Mas isso não é regra, ela pode estar apontada pra baixo e capturar um tampo de mesa de vidro transparente onde o interlocutor está de short tendo se preocupado apenas com a parte superior, como o caso do repórter.

O segundo ponto é não utilizar-se de regatas que, além de deselegantes, passam uma mensagem de desleixo para com os outros participantes. Aos homens, no mínimo uma camisa com gola (gravatas podem ser dispensadas dependendo do caso) e o cabelo bem penteado.

Já as mulheres, observar o que vai aparecer na tela, então, é aconselhável não se utilizar de blusa sem alças (as com alça fina são permitidas), e muito cuidado nos acessórios. Brincos muito grandes chamam a atenção e tiram o foco do que você está falando. A maquiagem também deve ser leve, mas não aparecer de “cara lavada” já ajuda bastante na mensagem que você pretende passar.

Cuidado nos excessos. Cores fluorescentes não são bem-vindas, e por via das dúvidas, se filme por 1 minuto com a roupa que pretende se apresentar e você terá uma idéia do que os outros irão ver e se isso passa a mensagem que você pretende. Assim, você não passa “vergonha virtual”.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *