Estátuas homenageiam 40 anos do Galo da Madrugada e deixam o Recife mais colorido
- Destaques
robsonouropreto
- 25 de janeiro de 2018
- 7minutos de leitura

Alegorias do Galo da Madrugada formam exposição no Recife e em Olinda (Foto: Marlon Costa)
Primeiras obras assinadas por artistas pernambucanos começaram a ser expostas nas ruas da cidade nesta quinta-feira (25).
Às vésperas da comemoração de 40 anos de desfiles, o Galo da Madrugada, ícone do carnaval pernambucano, ganhou uma homenagem especial. Desde esta quinta-feira (25), estátuas coloridas em homanagem ao clube de máscaras estão sendo espalhadas pelo Recife. As primeiras quatro esculturas, de um total de 10 obras, foram instaladas em Boa Viagem, na Zona Sul, e em pontos da região central da cidade.
As pinturas da “Galeria Redonda” fazem referências a 10 histórias reais vivenciadas durante os desfiles da agremiação, considerada pelo Guiness Book o maior bloco de carnaval do mundo. As obras são assinadas por cinco artistas plásticos pernambucanos e a iniciativa integra uma ação da iniciativa privada.

As primeiras peças foram instaladas no Parque Dona Lindu, em Boa Viajem e na Praça da Indpendência, no bairro de Santo Antônio. Criadas pelo casal de artistas Mila e Rafa Cavalcanti, as obras têm a temática “Galo que Junta Casais”.
Elas foram inspiradas na história do casal Nonô Germano e Daniela Freire, que se casaram no desfile do Galo em 2017, em cima do trio elétrico. A “cerimônia” contou com juiz e a participação especial de mais de um milhão de foliões.

Ainda na manhã desta quinta, outras duas esculturas do Galo foram expostas. Com a temática “Galo que Junta Culturas”, as peças são inspiradas nas diferentes manifestações presentes no desfile da agremiação, como os grupos de passistas e de maracatu.
As alegorias, criadas pelo artista plástico ZerOff, estão no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem e no Marco Zero, no Bairro do Recife.

A segunda e terceira etapas da ação vão acontecer nos dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, respectivamente. Os próximos temas são “Galo que Junta Gerações”, “Galo que Junta Amigos” e “Galo que Junta o País”.
As alegorias serão colocadas no Alto da Sé, em Olinda; na Praça do Derby, no Parque da Jaqueira e na Estação Central de Metrô, no Recife. Outros galos serão expostos no Shopping RioMar e no Aeroporto Internacional do Recife.

O desfile
Com um total de 30 trios elétricos e seis alegorias, o desfile do Galo da Madrugada deste ano vai ser uma viagem no tempo. Enaltecendo os antigos carnavais, o bloco traz o tema “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”. A agremiação percorre a área central do Recife no dia 10 de fevereiro.
Ao todo, serão 80 tipos de fantasias. Os carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes assinaram a produção.
Edição:ROBSON OURO PRETO

