Exagerou na ceia? Veja dicas para aliviar os efeitos dos excessos do Natal

 Exagerou na ceia? Veja dicas para aliviar os efeitos dos excessos do Natal

As folhas do boldo ajudam a eliminar toxinas na Ceia

Chá e dieta detox podem ajudar a eliminar as toxinas do organismo, que costuma sofrer com o excesso de gordura ingerida na ceia natalina.

O gosto está bem longe de lembrar as delícias da ceia de Natal, mas vale superar uns minutinhos do sabor amargo do chá de boldo para aliviar o fígado depois dos exageros da ceia natalina. Também a dieta detox, longe de ser restritiva, pode ser uma aposta para recuperar o pique para o Ano Novo.

O chá de boldo fornece um alívio para o organismo, que fica sobrecarregado pela gordura e pelo álcool. “Em termos hepáticos, o chá ajuda na metabolização de tudo o que se ingere”, explica Durval Ribas Filho, nutrólogo.

O boldo também vai ajudar na digestão e na eliminação de gases.

Quem não tiver a erva, diz Ribas Filho, pode optar pelo chá de hortelã, que também ajuda na metabolização (quando o que ingerimos é mais facilmente expelido do corpo).

Uma dieta detox também ajuda a liminar toxinas

Já a nutricionista Lucyanna Kalluf, além do chá de boldo, indica a dieta detox. “Ao contrário do que as pessoas imaginam, a dieta detox não é uma dieta radical, restritiva. A desintoxicação tem como objetivo ajudar a eliminar toxinas e outras substâncias que prejudicam a saúde e o bom funcionamento do organismo.”

A dica da Lucyanna para essa dieta, assim, é esquecer alimentos e bebidas com muito aditivos, como corantes e estabilizantes.

“Aumente a ingestão de verduras e frutas com baixo índice glicêmico como maçã, pera, melancia, melão, abacate e mamão”, sugere.

“Nessa dieta, o ideal é consumir 3 porções de frutas e pelo menos 1 prato bem caprichado de hortaliças (alface, rúcula, agrião e acelga) por dia.”

A nutricionista também recomenda caprichar nos cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), oleaginosas ricas em gordura boa (castanha e nozes), além de sementes (linhaça, chia, abóbora) e muito líquido.

Uma fatia de panetone contém, em média, 270 calorias. Nutricionistas recomendam moderação para quem quiser controlar o peso

Cuidado com o almoço natalino

Uma outra dica para o pós-ceia é evitar comer muito na hora do almoço natalino, apostando em saladas e alimentos mais leves. Quem bebeu demais, também pode optar por frutas, que vão ajudar a aliviar os efeitos da bebida.

Também aqui vale lembrar que o panetone é bastante calórico: uma fatia desse tradicional pão natalino com frutas cristalinas possui, em média 250 calorias. A recomendação é evitar no pós-ceia ou comer com muita moderação.

Por fim, o famoso sal de fruta pode ajudar no alívio do desconforto estomacal, diz Ribas Filho. Quando comemos muito, o estômago se prepara para digerir os alimentos com a produção de ácidos que, em excesso, provocam desconfortos. O sal de frutas, como é alcalino, neutraliza esses ácidos.

Chá para amemizar a sensação de mal-estar, por Lucyanna Kalluf

Para 1 xícara de chá de camomila e funcho, coloque uma folha de boldo. Tome em jejum.

Como preparar

– Amasse a folha do boldo numa xícara até sair o sumo da planta;

– Coloque 200ml de água quente ( fervida);

– Adicione uma colher de chá da camomila e do funcho. Deixe descansar por 5 minutos

– Coe e beba

“Se não conseguir puro, coloque xylitol [adoçante] para adoçar”, recomenda Lucyanna.

Edição:Robson Ouro Preto

 

 

 

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *