Exposição gratuita no Recife retrata fase experimental do artista pernambucano José Cláudio

Produções do artista no período de 1968 a 1972 compõem a exposição ‘Carimbos’ (Foto: Aurélio Velho/Divulgação)
Quase 100 trabalhos pouco conhecidos do pintor pernambucano José Cláudio compõem a exposição ‘Carimbos’. A partir desta quinta-feira (31) até o dia 29 de outubro, a mostra pode ser conferida no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), localizado na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana. A entrada é gratuita.
Reunindo as produções do artista no período de 1968 a 1972, a mostra retrata a fase mais experimental da trajetória de José Cláudio, quando ele articula gestualidade, musicalidade e artes gráficas. As obras resultam do encontro quase casual dele com os carimbos: estes se tornaram uma referência fundamental para os artistas da arte-correio e do poema visual dos anos 1970 no país.
Além de trabalhos da coleção particular do artista, a exposição reúne obras de colecionadores privados, como Paulo Bruscky, José Luiz Passos, Daniel Maranhão e Thomaz Lobo. Configurada como um espaço de experimentação da técnica do carimbo, a mostra oferece mesas e materiais para a investigação do público.
Também se destacam na exposição as oficinas gratuitas para mediadores do Mamam e de outras instituições e vivências de mediação inclusiva e acessível em museus, com o objetivo de sensibilizar os mediadores para atendimento inclusivo. Para que cegos e pessoas com baixa visibilidade possam ter acesso às obras, foram elaboradas reproduções táteis das obras e disponibilizado o agendamento de grupos para visitas guiadas com atendimento em libras e áudio-descrição.
Outra exposição no Mamam
Até o dia 19 de novembro, fica em cartaz no Mamam a exposição ‘Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa’, que comemora os dez anos do ‘Pernambuco’, suplemento literário do Diário Oficial do Estado. A mostra conta com 30 capas da publicação, assinadas por profissionais como Fabio Seixo, Hallina Beltrão, Hélia Scheppa, Janio Santos, Jéssica Mangaba, Karina Freitas e Pedro Vasconcelos.
Fonte: G1
Edição: Geibson Almeida