Fernando de Noronha Celebra São João e São Pedro 2024 com Homenagens Especiais

 Fernando de Noronha Celebra São João e São Pedro 2024 com Homenagens Especiais

Foto: Edmilson Tanaka

Nesta quarta-feira (19), a Administração de Fernando de Noronha anunciou os nomes dos homenageados do São João e do São Pedro da ilha. Os escolhidos foram a artesã e costureira Terezinha Lucas e o pescador artesanal Valmir Ramos da Silva. O comunicado foi feito pela administradora Thallyta Figuerôa, no Palácio São Miguel. Os eventos vão ser realizados neste final de semana e no próximo, entre os dias 23 e 29 de junho. 

A gente observa essas pessoas que fazem a história de Fernando Noronha, estão aqui no dia a dia, a gente se reconhece na rua, sabe da força, da luta deles de manter o ambiente sendo o que é, preservando esse paraíso. Quando falamos em cultura, ela se fortalece através da história dessas pessoas. Então, precisamos homenageá-las. Sendo homenageados este ano os dois, dona Terezinha e seu Danda, para que possamos mostrar para todo mundo que estiver participando do Ciclo Junino de Fernando de Noronha quem, de fato, faz a cultura da ilha”, enfatizou a administradora Thallyta Figuerôa. 

De tecelã à agricultora, Terezinha Lucas já fez de tudo um pouco no arquipélago. Natural de Pacas, distrito de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana, ela mora desde jovem na ilha e gosta mesmo é de costurar e bordar, produzindo os próprios vestidos para os dias de festa. 

Sinônimo de cultura noronhense, reafirmando a importância feminina na sustentação e perpetuação das tradições da cultura popular, protagonizada por grandes personalidades há várias gerações, Terezinha ficou muito feliz em ser anunciada como a homenageada do São João. A manifestação de carinho da Administração para ela representa muito.

Para mim foi uma grande surpresa. Estou me sentindo muito emocionada. Porque eu nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Estou sem palavras, eu adoro ela. Agora é que eu vou dançar mesmo e tudo misturado, forró, quadrilha e samba”, disse dona Terezinha.

Com a mesma surpresa, Valmir Ramos da Silva, mas conhecido como Danda, ficou grato em ser a pessoa homenageada na festa de São Pedro. Para ele, a importância é ainda mais significativa por ele ser pescador artesanal há vários anos e o santo ser justamente o Padroeiro dos Pescadores. Na ilha, inclusive, é feriado no dia dedicado ao santíssimo. 

Com 65 anos de idade, e quase com o mesmo tempo de ilha, o ex-servidor público federal mantém a tradição da pesca artesanal, ofício que aprendeu acompanhando e observando os pescadores experientes da ilha, quando ele ainda era criança, e que faz questão de repassar para as novas gerações, a exemplo do filho e do neto de dez anos. 

Eu aceito com muito carinho essa homenagem, com muita emoção também, porque eu nunca fui representado em Fernando Noronha durante esses anos todinhos que moro aqui e fico muito agradecido com isso”, disse seu Danda, bastante emocionado. 

A festa junina vai ser realizada na Praça São Miguel (Mãezinha) e inicia no domingo, 23 de junho, e segue até a segunda-feira (24). Já o São Pedro será no dia 29, também com uma vasta programação. Nessa data é feriado em Noronha.

Entre as atrações do São João, estão a cantora Gerlane Lops, Dayane Santos, Geo Moura, Kinho Ramalho, o grupo Forró de Nós da Terra e também o cantor Douglas Leon, além do Polo do Idosos.

Já a Festa de São Pedro dos Pescadores vai ter missa, procissão, barqueata, peixada e os shows de Nena Queiroga, Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, bem como Fabiana Pimentinha.

Serviço: 

São João

Domingo, 23 de junho:

Praça São Miguel

18h – Forró pra Melhor Idade, com Kinho Ramalho e Trio Pé de Serra

19h – Quadrilhas Erem Arquipélago

20h30 – Quadrilha Noronha Matuta

21h30 – Dayane Santos 

23h – Gerlane Lops 

01h – Forró Nós da Terra 

Segunda, 24 de junho:

Praça São Miguel

20h – Forró Pé de Serra Kinho Ramalho

21h30 – Quadrilha Noronha Matuta 

22h30 – Douglas Leon 

0h30 – Geo Moura 

São Pedro

Sábado, 29 de junho:

Porto de Santo Antônio

8h – Santa Missa

9h – Procissão

10h – Barqueata 

13h – Peixada  

14h – Nena Queiroga  

16h – Maestro Forró & Orquestra Popular da Bomba do Hemetério 

18h – Fabiana Pimentinha

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *