Fernando de Noronha promove atividades do Setembro Amarelo com foco na saúde mental Oficinas e rodas de conversa integram a campanha de conscientização até 27 de setembro, com foco no autocuidado e prevenção de transtornos mentais.
Oficinas e rodas de conversa integram a campanha de conscientização até 27 de setembro, com foco no autocuidado e prevenção de transtornos mentais.
O mês de setembro é voltado para a conscientização dos cuidados com a saúde mental, com ações para o autocuidado na prevenção aos transtornos mentais. Em Fernando de Noronha, a Administração da ilha tem intensificado os trabalhos alusivos ao Setembro Amarelo, campanha com oficinas, rodas de conversas e projetos. Atividades que ajudam no bem-estar das pessoas, com a colaboração de enfermeiras, psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas, assistentes sociais e contadores de histórias. A ação acontece na ilha até a próxima sexta-feira (27).
As atividades estão sendo realizadas na Erem Arquipélago, para os estudantes da instituição de ensino, como também no auditório da Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos, para os colaboradores das superintendências de Educação, Saúde e Social, e no píer do Porto de Santo Antônio, voltado à população em geral, sobretudo às pessoas que estão em acompanhamento psiquiátrico.
Em 2024, o tema central da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda”. De acordo com a superintendente de Saúde de Noronha, Isabel Sobral, o tema traz a importância do acolhimento no tratamento à depressão e outras doenças mentais. Com ações individuais específicas e universais para contribuir na redução das estatísticas de suicídio. “Pensando nisso, a Superintendência de Saúde, em conjunto com a de Educação e a de Desenvolvimento Social, desenvolve essa série de ações voltadas ao tema, trabalhando justamente as questões de saúde mental e sobre o tratamento não farmacológico das doenças mentais”, diz.
A superintendente ressalta que a ideia é que as pessoas possam melhorar a qualidade da saúde mental sem necessariamente usar os métodos farmacológicos tradicionais, por isso a importância de dialogar sobre o tema e mostrar novos caminhos. “Então, é bem interessante que a gente promova esses espaços, que as pessoas participem e se utilizem do tema da campanha para a melhor qualidade de vida”, finaliza Isabel.
Entre os assuntos das oficinas e projetos do Setembro Amarelo em Noronha, estão “Cuidar do outro é cuidar de mim”, prevenção ao bullying e promoção da cultura de paz; o encontro terapêutico “calMARia” e a oficina “Cuidado em saúde mental não farmacológico”, com Tenda do Cuidado, ofertando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Serviço:
Projeto calMARia: encontro terapêutico em Fernando de Noronha
Dia: 25/09
Local: Auditório da USF Dois Irmãos
Horário: 18h às 20h