Festa do Carmo terá missas, shows e procissão; confira programação

 Festa do Carmo terá missas, shows e procissão; confira programação

A 321ª edição da Festa de Nossa Senhora, a padroeira do Recife e de Pernambuco, vai mobilizar fiéis a partir desta quinta-feira (6) até o dia 16 de julho, na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. A programação, divulgada esta terça (4), conta com missas, shows e a tradicional procissão em homenagem à santa. O tema deste ano é “Viva a Mãe de Deus e Nossa – O Carmelo rejubila no tricentenário do teu encontro no solo brasileiro”.
Uma “pré-festa”, iniciada no último sábado (1°), já começou a preparar os fiéis para a celebração. Uma Santa Missa, a partir das 15h desta quarta-feira (5), encerra a temporada de “ensaios”. Como parte das comemorações, será entregue aos fiéis, na ocasião, o altar de Nossa Senhora da Luz, na Basílica do Carmo. O objeto foi recuperado com dinheiro arrecadado na Festa do Carmo de 2016. Cada altar custa R$ 350 mil e este é o terceiro recuperado com o montante levantado no evento.

A programação oficial começa quinta, com missas a partir das 7h até o dia 15 de julho. Os shows serão no Pátio do Carmo. Entre os convidados estão Padre Damião Silva e a banda Capim com Mel (veja abaixo as atrações e horários). Também será montado um parque de diversão na Avenida Dantas Barreto para o público infantil. No dia 16, será realizada uma missa campal, seguida por uma procissão que vai percorrer as principais ruas do Centro de Recife com trios elétricos.

“Muitas pessoas vêm de todos os lugares do Estado durante os novenários e no dia da festa para rezar, confessar-se e celebrar eucaristia”, comentou Frei Altamiro Tenório, superior provincial dos Carmelitas do Recife, em coletiva à imprensa. “Todas vêm de coração aberto, se entregam, buscam renovar a sua fé e voltam reabastecidos”, complementou.

A Festa do Carmo homenageia a padroeira Nossa Senhora do Carmo, cuja imagem foi trazida ao Recife pelos frades da Ordem do Carmelo. A festa do Recife é a maior, em quantidade de pessoas, dedicada à padroeira no mundo. “Temos uma média de 100 mil pessoas na procissão, sem contar as que estão aqui durante os outros dias de homenagem”, garantiu o Frei Altamiro. O religioso também afirma que os 800 lugares de capacidade da Basílica do Carmo ficam ocupados durante os dias de homenagens.

Confira o calendário de shows:
12/07 – Los Cubanos
13/07 – Zuadores do Forró
14/07 – Padre João Carlos
15/07 – Irah Caldeira
16/07 – Padre Damião Silva / Capim com Mel

Interdições
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que, devido a Festa do Carmo, o lado oeste da Avenida Dantas Barreto foi interditado e voltará ao normal a partir da madrugada do dia 18 de julho, após a procissão. Para garantir a fluidez do trânsito na faixa leste da via, serão desativados temporariamente pontos de táxi, carga e descarga e um trecho da zona azul.
Fonte: FolhaPe.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *