Filiação do biólogo Alexandre Pires ao PSOL reúne importantes nomes da esquerda de Pernambuco

 Filiação do biólogo Alexandre Pires ao PSOL reúne importantes nomes da esquerda de Pernambuco

Ato ocorreu na Feira Agroecológica das Graças, Zona Norte do Recife, local que é símbolo das pautas que mais interessam ao pré-candidato a deputado estadual: agroecologia, agricultura familiar e comida sem agrotóxicos. Ato também foi marcado pelo lançamento do manifesto Agroecologia Urgente, documento que reúne uma série de demandas ligadas à agroecologia como saídas para as crises econômicas, social, alimentar e ecológica

O último sábado de março, 26/3, foi marcado pelo evento de lançamento do manifesto #AgroecologiaUrgente e filiação do pré-candidato a deputado estadual Alexandre Pires ao PSOL, ambos no Recife, capital pernambucana. A pré-candidatura do biólogo e coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da ONG Sabiá vem sendo fomentada por diversos professores, pesquisadores, lideranças, jovens, coletivos, organizações e movimentos sociais no estado.

Após o ato de boas vindas de Leni da Silva, pelo Espaço Agroecológico das Graças, e poesia de Caio Meneses, abriram as falas a representante da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos, e Joselita Tavares do Movimento dos Pequenos Agricultores. Ambas destacaram a importância do campo para alimentar a cidade com comida saudável. Depois foi a vez de Gleisa Campigotto, do Movimento Brasil Popular, e da vereadora mais votada do Recife em 2018, Dani Portela (PSOL) discursarem. Dani destacou a potência da agroecologia para gerar renda e melhores condições de vida para a população rural e até urbana.

Ivan Moraes, também vereador do Recife pelo PSOL, e Teresa Leitão ,Deputada Estadual pelo PT, seguiram a fala: enquanto Ivan destacou a trajetória de Alexandre nos mais de 20 anos nas organizações sociais, Teresa reforçou a importância de defender as pautas do campo e a coragem para enfrentar os retrocessos causados pelo governo federal. Carol Vergolino e Robeyoncé Lima, ambas co-Deputadas Estadual da Juntas pelo PSOL falaram da representatividade de Alexandre como homem sertanejo filho de agricultor que valoriza sua história e a luta de seus ancestrais. Já Maílson Rodrigues, do Centro Sabiá, agradeceu a dedicação do biólogo nos últimos 20 anos à ONG e Rosinete da Silva, Amadeu Petroni e João Ribeiro (Espaços Agroecológicos de Boa Viagem e Setúbal), destacaram a garra de Alexandre na articulação das feiras agroecológicas que hoje são realidade em dezenas de municípios pernambucanos.

Por fim Rosa Amorim, do MST, Eugênia Lima, pré-Candidata ao Senado PSOL, e Plácido Júnior, da Comissão Pastoral da Terra, reforçaram o papel da agroecologia no combate à fome. João Arnaldo, pré-Candidato a Governador PSOL, destacou que através do trabalho na ASA e Centro Sabiá Alexandre fez mais pelo estado que muitos políticos contemporâneos, enquanto Tiago Paraíba, Presidente estadual PSOL-PE, reforçou a importância de ter Alexandre no Partido e como sua chegada levará o PSOL para ainda mais longe dentro do estado.

A última fala, do próprio Alexandre, convidou os presentes a pensar nesta pré-candidatura como uma construção coletiva, que representa mais que a experiência do biólogo no campo das políticas sociais para o homem do campo: “estamos juntos contra o atraso que insiste em deixar a população sempre vulnerável à pobreza e miséria, precisamos acabar com esse ciclo”, reforçou.

 

MOVIMENTO #AGROECOLOGIAURGENTE
O embasamento da pré-campanha de Alexandre está descrito no manifesto #AgroecologiaURGENTE, que está disponível na internet para quem quiser lê-lo e assiná-lo através do link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8Dz2-1teY1wHEfCMZ0a3agYGLmQObH6kvr21pA1sArK9VaA/viewform.

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *