Fundarpe: 50 anos de Cultura Pernambucana em Exposição na Torre Malakoff nesta quinta-feira (21)

Do cuidado com o patrimônio histórico e artístico a demandas mais contemporâneas, como inclusão social, universalização do acesso, diversidade cultural e interiorização, Fundação revisita seu protagonismo na cultura pernambucana
 Fundarpe: 50 anos de Cultura Pernambucana em Exposição na Torre Malakoff nesta quinta-feira (21)

Foto: Reprodução

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) celebra cinco décadas de contribuição inestimável para a cultura estadual com a inauguração da exposição “Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio“, na emblemática Torre Malakoff, localizada na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife. A mostra, que estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (21), destaca o papel central da Fundarpe na preservação do patrimônio histórico e artístico, além de seu engajamento em demandas contemporâneas como inclusão social, universalização do acesso e diversidade cultural.

A trajetória da Fundarpe, que completa meio século em julho deste ano, vai além do cuidado com monumentos e obras de arte. Ao longo desse período, o órgão evoluiu de uma instituição voltada para o patrimônio histórico e artístico do estado para um protagonista na execução da política cultural estadual. Sua atuação, desenvolvida em bases democráticas, abrange diversas dimensões e expressões culturais, consolidando-se como testemunha ativa na história da cultura pernambucana.

A exposição, que permanecerá na Torre Malakoff até 31 de janeiro de 2024, ocupando as quatro salas do 1º andar, proporciona uma viagem pelos patrimônios materiais, imateriais e vivos do estado. Além disso, destaca a multiplicidade de equipamentos culturais e festivais que receberam apoio da Fundarpe ao longo dos anos, evidenciando sua relevância para a preservação e divulgação da cultura pernambucana.

A Fundarpe, vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco (Secult-PE), construiu, em parceria com municípios e coletivos, uma sólida base de iniciativas voltadas para a preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural, artístico e histórico do estado. A exposição convida o público a refletir sobre o impacto positivo dessas ações e a reconhecer-se nos projetos que moldaram a identidade cultural pernambucana.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca a exposição como uma das iniciativas comemorativas dos 50 anos da instituição, ressaltando a capacidade da Fundarpe de se adaptar à evolução da política de preservação do país, refletida nos diversos painéis expositivos. Coordenada por Flávio Barbosa, com projeto expográfico de Rinaldo Oliveira e design gráfico de Íkaro Câmara e Hana Luzia, a exposição promete ser uma imersão rica na história e contribuição da Fundarpe para a cultura pernambucana.

Serviço:

Exposição Fundarpe 50 anos: História, Arte, Cultura e Patrimônio – de 21 de dezembro a 31 de janeiro, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife). Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e no domingo, das 15h30 às 19h. Acesso gratuito

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *