Governo de Pernambuco reúne pesquisadores sêniores para enfrentar erosão costeira Evento matchmaking no programa Cientista Arretado une academia e governo para buscar soluções inovadoras e sustentáveis.
Evento matchmaking no programa Cientista Arretado une academia e governo para buscar soluções inovadoras e sustentáveis.
O auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) reuniu na última quarta-feira (11) pesquisadores sêniores de Instituições de Ciência e Tecnologia de Pernambuco para apresentar e discutir o tema do segundo desafio do programa estadual Cientista Arretado, que busca combater a erosão costeira em Pernambuco. A discussão aconteceu durante o Desafios.Day, evento de matchmaking promovido pela Usina Pernambucana de Inovação e que, nesta edição, firma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha do Estado de Pernambuco (Semas).
Na ocasião, os participantes receberam da equipe técnica da Semas/PE as informações necessárias sobre a atuação do órgão na conservação do ambiente costeiro e oceânico e as medidas de adaptação e mitigação de impactos socioambientais. A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Semas, Danise Alves, reforçou ainda a prioridade do Governo do Estado com a proteção costeira frente às emergências climáticas. “E para isso, ter um Cientista Arretado que viabilize soluções inovadores baseadas na natureza, com ferramentas para a restauração dos ambientes costeiros, como praias, manguezais e restingas, além de tecnologias híbridas naturais e artificiais, é essencial para a gestão costeira, trazendo o vínculo científico da academia com os desafios da gestão pública do Estado”, afirmou.
Com o fim do evento, as secretarias partem agora para reuniões com os proponentes interessados para delimitar os requisitos das soluções. “Foi um momento de troca de ideias, detalhamento do desafio e proposição de soluções tecnológicas que vão, com certeza, gerar propostas bastante robustas para o edital Cientista Arretado”, pontuou o gerente da Usina Pernambucana de Inovação, Marcelo Nazário.
Cientista Arretado – O programa Cientista Arretado, promovido pelo Governo do Estado, através da Secti/PE e da Usina Pernambucana de Inovação, e com fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), promove a parceria entre a academia e o Governo, por meio de um pesquisador sênior e sua equipe, para a solução de um grande desafio de uma secretaria de estado indicada pela Secretaria de Planejamento (Seplag).
A iniciativa busca fortalecer e ampliar a inovação no setor público pernambucano e destina R$10 milhões para pesquisadores sêniores produzirem soluções inovadoras que resolvam desafios governamentais de áreas estratégicas da gestão.