INSS Inicia Contato com Segurados para Antecipação de Perícia Médica: Saiba Como Identificar Chamadas Seguras

 INSS Inicia Contato com Segurados para Antecipação de Perícia Médica: Saiba Como Identificar Chamadas Seguras

Foto: Reprodução/Internet

A partir desta segunda-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está iniciando um processo de contato telefônico com segurados que estão aguardando perícia médica para concessão de benefícios por incapacidade temporária, como o antigo auxílio-doença, por mais de 45 dias.

Para aprimorar essa comunicação com os cidadãos, a Central de Atendimento 135 está alterando o número de contato. Agora, quando o INSS ligar para remarcar um atendimento ou confirmar/antecipar um agendamento de perícia médica e/ou avaliação social, o número (11) 2135-0135 será exibido na tela do seu telefone. É importante ressaltar que esse número não recebe ligações telefônicas e não utiliza o WhatsApp.

Caso você tenha dúvidas sobre a autenticidade da ligação ou suspeite de golpes, o INSS aconselha que faça uma chamada gratuita para o número 135. O número utilizado para enviar SMS pela Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se você receber uma mensagem no celular com esse número, saiba que é o INSS entrando em contato legítimo.

O INSS destaca que não solicita informações como números de documentos, fotos para verificação de biometria facial, dados de conta corrente ou senhas bancárias por telefone. O órgão apenas faz contato com os segurados para antecipar atendimento, remarcar consultas, fornecer informações sobre requerimentos e outros serviços. Mesmo nessas situações, são os representantes do INSS que fornecem os dados necessários. Se receber uma ligação pedindo suas informações ou fotos de documentos, fique alerta, pois pode ser uma tentativa de golpe.

O Instituto informou que a fila de solicitações que aguardam perícia médica para a concessão de benefícios atualmente conta com cerca de 1,1 milhão de pessoas, distribuídas da seguinte forma: 627 mil aguardam a primeira perícia médica, 250 mil estão em avaliação de exames para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência, e 300 mil aguardam outras formas de perícia.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *