Ivan Moraes reafirma oposição ao desmatamento na APA Aldeia-Beberibe

Ex-vereador do PSOL-PE defende alternativa para construção da Escola de Sargentos sem impacto ambiental.

 Ivan Moraes reafirma oposição ao desmatamento na APA Aldeia-Beberibe Ex-vereador do PSOL-PE defende alternativa para construção da Escola de Sargentos sem impacto ambiental.

Foto: Divulgação

O ex-vereador Ivan Moraes (PSOL-PE) voltou a se manifestar contra o desmatamento que pode ocorrer na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe com a construção da Escola de Sargentos de Armas (ESA). A declaração foi realizada neste domingo (23) e publicada na página do Movimento Salve APA Aldeia Beberibe (SAAB), que defende a preservação da Mata Atlântica da Unidade de Conservação, contra mega empreendimentos.

Depois de ouvir pesquisadores do assunto, Ivan destacou que, apesar de entender que há muita gente querendo um desenvolvimento para aquela localidade, existe uma alternativa para a construção da Escola de Sargentos. “Se é pra construir escola, constrói mais na frente, constrói em outro lugar, constrói na alternativa que já foi dada pelo Fórum Socioambiental de Aldeia. Pra que seja construído, mas sem derrubar nenhuma árvore”, defendeu a liderança política.

Ele também chamou atenção para a quantidade de árvores que morreriam com a construção e as consequências disso. “A derrubada da mata do Cimnc, ou parte dela, seria um dos maiores desastres ambientais desses últimos anos. O planeta tá passando uma fase difícil. O clima tá mudando no mundo inteiro. A gente já sofre muitas consequências da mudança climática e, quanto menos árvore, menos vegetação, maior vai ser o impacto nas nossas cidades, maior vai ser a possibilidade de haver eventos extremos, o mesmo que faltar água na torneira do cidadão e da cidadã”, alertou.

O mega empreendimento pode ser construído ao sul da Mata do Cimnc (Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti), que pertence ao Exército e fica dentro da APA Aldeia-Beberibe. A Mata abriga cerca de 8 mil hectares de mata atlântica regenerada, que é um dos biomas mais ameaçados do mundo. É a maior faixa contínua de mata atlântica acima do rio São Francisco.

A Mata do Cimnc também abriga mananciais essenciais para o abastecimento de barragens na Região Metropolitana do Recife (RMR), com destaque para a de Botafogo, que historicamente enfrenta problemas e fornece água para Olinda e parte da zona norte da RMR.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *