Jaboatão dos Guararapes Incentiva Uso do DIU como Método Contraceptivo Eficiente

 Jaboatão dos Guararapes Incentiva Uso do DIU como Método Contraceptivo Eficiente

Foto: Matheus Britto

Num esforço para transformar a escolha de métodos contraceptivos, o município de Jaboatão dos Guararapes promoveu uma campanha de sensibilização que tem gerado impacto significativo. Muitas mulheres agora optam pelo DIU em vez de métodos tradicionais como laqueadura e anticoncepcional. Em parceria com o Instituto Ângelus Saúde, a Secretaria de Saúde realizou a inserção do DIU em 80 mulheres no Centro de Parto Normal, em Sucupira, no último sábado. No total, foram realizados 189 atendimentos nos últimos três meses, e a oferta desse serviço está sendo gradativamente ampliada.

A Secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessôa, destacou que a parceria com o Instituto Ângelus Saúde, que capacita enfermeiros, e com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), contribuiu para a expansão do serviço. Desde a autorização do Ministério da Saúde em dezembro passado para enfermeiros realizarem a inserção do DIU, a demanda cresceu, impulsionada pela eficácia comprovada do método. A gestora enfatizou a necessidade de desmistificar mitos em torno do DIU, evidenciando sua eficiência como o segundo método contraceptivo mais eficaz, superado apenas pela laqueadura.

A coordenadora de Saúde da Mulher, enfermeira Samara Brelaz, ressaltou que o procedimento é simples, rápido e seguro. As pacientes têm acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bastando procurar uma unidade de saúde e aguardar o encaminhamento. A inserção do DIU, uma pequena estrutura em formato de T em cobre, leva poucos minutos, precedida por um teste de gravidez por precaução. As mulheres recebem esclarecimentos e orientações necessários, tornando o DIU uma alternativa cada vez mais considerada na escolha de métodos contraceptivos.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *