Jogos de tabuleiros modernos em contrapeso à Era Digital

 Jogos de tabuleiros modernos em contrapeso à Era Digital

Especialista afirma que interesse e investimento no hobby fazem mercado crescer
A era digital tem seu predomínio de forma massiva na sociedade atual, o mundo dos jogos disponibiliza plataformas com aplicativos e jogos eletrônicos cada vez mais modernos e atrativos em smartphones e videogames. O avanço tecnológico, porém não afetou a parcela fiel e adepta aos jogos de tabuleiro, é bastante comum a resistência de grupos de amigos que se reúnem para socialização e como formas de distração acabam embalando horas de partidas com os jogos analógicos, regadas a muita diversão. Entretanto, os jogos de tabuleiro estão cada vez mais modernizados, o conhecimento e a calorosa memória por jogos famosos como, o banco imobiliário, War, entre outros, ficaram no passado, a disponibilidade de jogos mais atrativos e não somente focados no universo infantil conseguiu tornar-se uma fonte de resistência para essa atividade.
É o que atesta o Game Designer Roberto Pinheiro, que teve seu primeiro contato jogando RPG, um jogo de interpretação de personagens que jogou aos 10 anos, porém sua relação com os jogos analógicos teve uma brusca mudança com o interesse por um jogo de tabuleiro mais moderno que lhe foi apresentado em 2010. Para Roberto, à mudança no crescimento do cenário se origina da desvinculação restrita com o público infantil, e da criação de jogos elaborados, ‘’Os jogos deixaram de ser simplórios, e baseados fortemente na sorte. Toda essa evolução nos jogos, acompanhado com o interesse das empresas de investirem no hobby, está fazendo o cenário crescer rapidamente’’, afirma.
Os jogos de tabuleiro, contudo, enfrentam dificuldades no acesso ao conhecimento de mais pessoas e que se tornem adeptas a esta prática, mesmo com a grande quantidade de jogadores engajados no hobby, o mercado não disponibiliza jogos de valor acessível ao público, o Game Designer, nos conta que além da dificuldade em relação à questão monetária, ainda existe grande preconceito em relação aos jogos, por muitas pessoas possuírem a visão dos mesmos como uma atividade comum apenas as crianças, impedindo o crescimento no mercado mais maduro. A divulgação da atividade através da organização de eventos tem sido um grande esforço dos jogadores para disponibilizar um maior contato com outros grupos de pessoas.
Entretanto mesmo em meio a tantas dificuldades, o avanço na criação de jogos possibilitou novas experiências, assim afirma Roberto, que resolveu ingressar na nova tarefa pelo seu gosto por desafios, por apresentar interesse pelo processo criativo, além de se divertir com a criação dos seus próprios jogos. O criador que também possui um blog (pinheirobg) onde divide suas experiências como Game Design e seus jogos, relata que trabalha em um próximo projeto, seu primeiro lançamento, um jogo chamado ArkMago, que será publicado pela Geeks N’ Orcs, em julho.
‘’ArkMago é um jogo de dedução e blefe para três a seis jogadores, no qual cada jogador assume o papel de um dos clãs que deseja o poder da ordem dos magos, e para isso, busca colocar os membros de seu clã nas melhores posições dentro do conselho da ordem’’, relata. A resistência do hobby é bastante interessante e evidencia que algumas atividades resistem e se adéquam em meio à tecnologia.
 
Por Jennifer Figueirêdo
 
 

robsonouropreto

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