Juntos pela Educação: Merendeiras Recebem Mentoria para Aprimorar Refeições na Rede Estadual

 Juntos pela Educação: Merendeiras Recebem Mentoria para Aprimorar Refeições na Rede Estadual

Foto: Miva Filho/Secom

No intuito de elevar a qualidade da alimentação escolar na Rede Estadual de Ensino, 11 dedicadas merendeiras dos municípios de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru concluíram um curso de aperfeiçoamento conduzido pelo renomado chef César Santos, do Instituto César Santos. A formação, que culminou nesta sexta-feira (10) com um almoço especial na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Eurico Queiroz, em Bezerros, contou com a participação da governadora Raquel Lyra.

O curso faz parte do Projeto Merenda Boa, iniciativa do Governo do Estado em colaboração com o Instituto César Santos. A proposta visa não apenas aprimorar as técnicas culinárias das merendeiras, mas também diversificar o cardápio das escolas, introduzir alimentos mais naturais e desindustrializar as opções oferecidas. A governadora Raquel Lyra ressaltou a importância do projeto, destacando o comprometimento com a qualidade da merenda escolar.

O Projeto Merenda Boa vai garantir refeições de melhor qualidade para os nossos alunos, desindustrializando o que é ofertado e propondo uma maior diversificação da nossa merenda. Estamos investindo não apenas em novos contratos e equipamentos, mas também na formação e capacitação das merendeiras, peças fundamentais nesse processo“, afirmou Raquel Lyra.

A secretária de Educação, Ivaneide Dantas, enfatizou a contribuição do projeto ao utilizar ingredientes já disponíveis na rotina alimentar dos jovens. “A grande contribuição desse projeto é conseguir juntar vários ingredientes previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar de uma maneira que o alimento fique atraente, colorido e nutricionalmente completo“, destacou.

Durante a formação, a equipe liderada pelo chef César Santos compartilhou técnicas essenciais, abrangendo desde manipulação e porcionamento até higienização e segurança alimentar. A iniciativa não apenas capacitou as merendeiras, mas também incluiu um trabalho de conscientização com os alunos e suas famílias, ressaltando a importância de uma alimentação saudável.

O chef César Santos expressou sua esperança de que o projeto cresça e alcance escolas em todas as regiões de Pernambuco. “Essas merendeiras têm uma profunda responsabilidade econômica e social nas vidas desses estudantes. Espero que esse projeto possa crescer e chegar a escolas de todas as regiões de Pernambuco, para que todos saibam que é possível, sim, comer bem dentro da rede estadual“, afirmou o chef.

O Projeto Merenda Boa, em parceria com o Projeto Merenda por Grandes Chefs, já consolidado há uma década pelo Instituto César Santos, pela primeira vez se estendeu às escolas da rede estadual de Pernambuco. Além da melhoria na qualidade das refeições, a ação também incorporou práticas sustentáveis, ensinando o aproveitamento de cascas e sementes ricas em vitaminas e minerais. A nutricionista da Gerência Regional Mata Centro, Aparecida Araújo, ressaltou a relevância dessa abordagem para uma nutrição completa e saudável.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *