Lançamento do Projeto “A Imagem que Fazemos de Nós” Revela Realidades de Mulheres que Passaram pelo Cárcere em Pernambuco

 Lançamento do Projeto “A Imagem que Fazemos de Nós” Revela Realidades de Mulheres que Passaram pelo Cárcere em Pernambuco

Foto: Sylara Silvério

Nesta quarta (27), à partir das 9h, no Cinema do Museu, em Casa Forte, será realizado o lançamento do projeto “A Imagem que Fazemos de Nós”, que reúne uma série com seis vídeo-cartas produzidas por 20 mulheres integrantes da rede Liberta Elas, uma coletiva feminista composta por mulheres que tiveram suas vidas atravessadas pelo cárcere em Pernambuco. Os curtas metragens contam a história de vida dessas mulheres, numa espécie de auto retrato sobre o que elas viveram dentro das unidades prisionais e de como gostariam que a sociedade as vissem após a liberdade.

O material é resultado de um conjunto de quatro oficinas audiovisuais gratuitas realizadas no início do ano, no Museu da Abolição, que permitiu a essas mulheres o primeiro contato com o audiovisual. “Por meio de técnicas audiovisuais como temática, roteiro, direção, fotografia, edição e novas mídias, o objetivo foi trabalhar o acolhimento e os direitos humanos para que essas mulheres criassem uma outra representação de si mesmas no que tange ao sistema carcerário e à vida pós-cárcere”, ressalta Juliana Trevas, uma das idealizadoras do Projeto, juntamente com as diretoras e roteiristas Maria Cardozo e Cintia Lima.

As oficinas foram “Biodanza”, ministrada por Marina Presbitero, onde elas tiveram uma vivência envolvendo movimentos, música e acolhimentos; “A direção, o corpo e o quadro”, com Cíntia Lima, onde aprenderam técnicas como enquadramentos, som e fotografia; “Nós e a Justiça”, com Clarissa Trevas e Juliana Trevas, onde tiveram acesso a noções básicas de Direito para que entendessem um pouco melhor como funcionam as leis no país e quais os direitos que elas tem; e por fim, a oficina de vídeo-cartas, conduzida por Maria Cardozo e Lílian de Alcântara, espaço onde as mulheres puderam exercitar a criação de uma narrativa por meio de sons e imagens, do ponto de vista delas próprias.

O nome do projeto está muito conectado com essa oficina, “A imagem que fazemos de nós”. Quando deixamos de lado a imagem que a sociedade faz da gente, qual imagem nós fazemos de nós mesmas? Conseguimos encontrar um pouco disso em cada vídeo-carta.” aponta a pesquisadora Maria Cardozo,  idealizadora do projeto.

O projeto, conta com o incentivo do Funcultura e tem como objetivo fortalecer as narrativas individuais de cada uma delas através do aprendizado artístico e cultural, possibilitando-lhes uma nova perspectiva profissional. A realização é uma parceria entre o Bureau de Cultura e a Mirah Ateliê de Ideias. Após o lançamento, os vídeo-cartas ficarão disponíveis no youtube do Liberta Elas e do projeto A Imagem que Fazemos de Nós – https://www.youtube.com/@AIMAGEMQUEFAZEMOSDENOS

SERVIÇO:
Lançamento do projeto “A Imagem que Fazemos de Nós”
QUANDO: QUARTA (27 de março)
HORÁRIO: 9hs. Exibição dos curtas metragens, seguida de debate com as idealizadoras, as mulheres que participaram do projeto e a plateia.
ONDE: Cinema do Museu, na Fundaj, em Casa Forte.

ABERTO AO PÚBLICO

LINK DE UMA DAS VIDEO-CARTAS/ SAÚDE MENTAL NO CÁRCERE:
https://drive.google.com/file/d/1a1OpKZ1M8U2HmtKCQzQFZv3AXP-WgATG/view?usp=sharing

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *